Mundo

Fats Domino, pioneiro do rock, morre aos 89 anos

Lenda do gênero e influência de Elvis Presley e Beatles, ele vendeu mais de 65 milhões de discos ao longo da carreira de cinco décadas

Por Fonte: G1 25/10/2017 22h57
Fats Domino, pioneiro do rock, morre aos 89 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

O cantor e músico americano Fats Domino, considerado uma lenda do rock e influência de Elvis Presley e Beatles, morreu nesta quarta-feira (25) aos 89 anos. De acordo com o jornal britânico "The Guardian", o artista morreu de causas naturais.

Um porta-voz do instituto médico legal de Nova Orleans, onde Domino nasceu, confirmou a morte, que mais cedo havia sido anunciada pela filha da lenda do rock em um canal de TV local. O músico morava em Harvey, cidade separada de Nova Orleans pelo rio Mississippi.

Ao longo de cinco décadas de carreira, famoso pelo seu estilo de tocar piano, Fats Domino vendeu mais de 65 milhões de discos.

Conhecido por músicas como "Ain't that a shame", "I'm walking", "Blueberry hill" e "I'm walking to New Orleans", ele foi um dos artistas mais influentes das décadas de 1950 e 1960, que marcou a popularização do gênero.

Seu single de estreia, "The Fat Man", de 1949, é tido como uma das primeiras gravações de rock de todos os tempos. Foi o primeiro single do estilo a vender 1 milhão de cópias, chegando ao número 2 nas paradas de R&B.

Além disso, Domino foi um dos primeiros músicos de R&B e blues a fazer sucesso entre o público branco, ainda nos anos 1950.

O obituário da BBC cita que, em um de seus shows em Las Vegas, Elvis Presley se referiu a Domino da seguinte forma: "Este senhor foi uma influência enorme para mim quando comecei".

Já Paul McCartney teria dito que a música "Lady Madonna", dos Beatles, é inspirada no estilo de Domino.

Em 1986, Fats Domino ganhou um Grammy pelo conjunto da obra. No mesmo ano, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Em 1998, na Casa Branca, recebeu a Medalha Nacional de Artes das mãos do então presidente americano, Bill Clinton.

Nascido em 26 de fevereiro de 1928, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, Antoine Dominique Domino era o mais novo de oito irmãos. Na adolescência, chegou a trabalhar em um caminhão de gelo e uma fábrica de móveis, mas desde muito jovem demonstrou habilidade para tocar piano e cantar.

Na idade adulta, casou-se com Rosemary, sua esposta por mais de 60 anos. O casal teve oito filhos.