Mundo

Em área na fronteira entre Síria e Líbano, Estado Islâmico inicia retirada

Grupo jihadista concordou em se retirar de território na Síria

Por Reuters / G1 28/08/2017 17h36
Em área na fronteira entre Síria e Líbano, Estado Islâmico inicia retirada
Reprodução - Foto: Assessoria

Militantes do Estado Islâmico (EI) e suas famílias começaram nesta segunda-feira (28) a deixar a área da fronteira entre o Líbano e a Síria em comboios, acompanhados pelo Exército sírio, entregando o controle de um enclave e indo para o leste da Síria após uma batalha que durou o fim de semana todo.

Uma fila de ambulâncias e ônibus foi vista, em imagens da televisão estatal síria, se movendo lentamente pela árida zona rural, à medida que o grupo partia.

Ônibus são usados para retirar combatentes do Estado Islâmico e familiares de enclave na fronteira da Síria com o Líbano (Foto: Syrian Central Military Media, via AP)

A ação colocará fim à presença de militantes sunitas na fronteira, uma meta importante para o Líbano e para o grupo xiita Hezbollah, e representa a primeira vez em que o EI concordou publicamente com uma retirada forçada de um território que controlava na Síria.

O EI concordou com um cessar-fogo no domingo com o Exército do Líbano em uma frente e com o Exército sírio e o Hezbollah na outra, após perder grande parte de seu enclave montanhoso que se estende pela fronteira, preparando o caminho para sua retirada.

Tanto o Hezbollah como autoridades do Líbano anunciaram a retirada como uma rendição do grupo jihadista.