Mundo

Chefe da polícia da Catalunha vira meme após dar ‘adeus’ a jornalista

Jornalista se levantou e saiu de coletiva de imprensa por conta do policial falar em catalão

Por G1 23/08/2017 19h30
Chefe da polícia da Catalunha vira meme após dar ‘adeus’ a jornalista
Reprodução - Foto: Assessoria

Josep Lluís Trapero, chefe dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha, virou meme nas redes sociais após dar um “adeus” a um jornalista que se levantou de uma coletiva de imprensa sobre os ataques em Barcelona e Cambrils porque ele falava em catalão. Na região autônoma, tanto o catalão como o castelhano são línguas oficiais.

Trapero respondia a uma pergunta, quando foi interrompido por um dos repórteres presentes que pediu para que ele falasse em espanhol. Trapero respondeu: “Se me fazem uma pergunta em catalão, respondo em catalão. E se me fazem em castelhano, respondo em castelhano”. Em seguida, alguns jornalistas reclamaram e um deles se levantou para deixar o local, no que Trapero afirmou: “Então está bom, então adeus”.

És lamentable q després de la feinada dels @mossos molesti el català a les rodes de premsa. El @govern sempre les fa en català i castellà! pic.twitter.com/nc2DlvJ8w8

— Sergi Forcada (@sergifor) 21 de agosto de 2017

Diante da queixa de outros jornalistas, o conselheiro do Interior da Catalunha, Joaquim Forn, explicou que eles “não têm inconveniente em repetir a mesma resposta em castelhano”. “Na Catalunha há dois idiomas oficiais, e é importante”, acrescentou.

Nas coletivas de imprensa do governo de Barcelona e da Catalunha as autoridades costumam falar primeiro em catalão e, depois, repetem as mesmas informações em castelhano.

A frase “Bueno pues molt bé, pues adiós”, que tem palavras em catalão (“molt bé”) e em castelhano (“pues” e “adiós”), virou hashtag nas redes sociais e motivou até estampas de camisetas. Segundo a imprensa espanhola, a frase estava entre os trending topics do Twitter na tarde de segunda-feira. Os usuários catalães defenderam a atitude de Trapero.

#BuenoPuesMoltBéPuesAdiós Simple meme pic.twitter.com/nDjKjBaIdD

— Dijkstra (@_dijkstra_) 21 de agosto de 2017

Keep calm and #BuenoPuesMoltBéPuesAdiós pic.twitter.com/ENAmPphCsN

— raquel (@ravigrau) 21 de agosto de 2017

#BuenoPuesMoltBéPuesAdiós pic.twitter.com/6E1p1fa7u5

— Paco Merhienda (@portadasinrazon) 21 de agosto de 2017

I qui no ho vulgui entendre #buenopuesmoltbépuesadiós pic.twitter.com/sMqP1Gharl

— Adriana Espínola (@adriespla) 22 de agosto de 2017

#BuenoPuesMoltBéPuesAdiós pic.twitter.com/KyjbrMVhOk

— Enric Calpena (@CalpenaEnric) 21 de agosto de 2017

A Catalunha, uma região rica e populosa, com 7,5 milhões de habitantes, abriga um movimento de independência há tempos, mas este ganhou força durante uma recessão recente em meio a clamores por maior autonomia. Sua economia representa cerca de um quinto da produção espanhola.

Partidos pró-independência, que controlam o Parlamento regional, insistem que a votação ocorrerá em 1º de outubro, embora o referendo enfrente a oposição veemente do governo central, que a considera ilegal.