Mundo

Brasileiros em Barcelona relatam bloqueio na cidade após ataque terrorista

Brasileira fala de consequências do ataque ocorrido no centro da cidade espanhola

Por G1 17/08/2017 15h01
Brasileiros em Barcelona relatam bloqueio na cidade após ataque terrorista
Reprodução - Foto: Assessoria

Testemunhas brasileiras relatam que o ataque ocorrido desta quinta-feira (17) em Barcelona foi seguido de correria e pânico, além de um bloqueio quase total da cidade.

Uma van atropelou várias pessoas em La Rambla, uma das avenidas mais movimentadas da cidade espanhola. A polícia afirma que uma pessoa morreu e 32 ficaram feridas, 10 estariam em estado grave. O caso é tratado como um ataque terrorista.

Veja relatos de brasileiros que presenciaram a tragédia:

"Foi devastador", diz professora brasileira

A professora de Comércio Internacional Patrícia Cristina dos Santos Amaral, 32 anos, de Curitiba, estava em um ônibus que passou do lado do local do ataque no momento em que a van atropelou as pessoas. Ela conseguiu documentar as consequências trágicas do atropelamento com um vídeo feito com seu telefone.

"O ônibus estava virando nas Ramblas de Cataluña, onde tinha muita concentração e gente, e estava olhando pela janela, quando uma van velha branca entrou em alta velocidade e atropelou as pessoas que estavam no local. Foi um atropelamento massivo. Foi horrível. Eu vi uma pessoa na van. Era uma pessoa de barba escura", conta Patrícia.

A professora de Comércio Internacional, Patrícia Cristina dos Santos Amaral, 32 anos, de Curitiba (Foto: Patrícia Cristina dos Santos Amaral / Arquivo pessoal)

"Tinha policiais no local no momento do ataque, mas eles não conseguiram deter o veículo. A van foi até mais ou menos o meio da Rambla, atropelando todas as pessoas que estavam. Algumas pessoas morreram, outras ficaram gravemente feridas. Ouvi desesperos, pessoas que gritavam. As pessoas entraram em pânico. O ônibus em que a gente estava não deixou ninguém descer, então ficamos travados lá dentro. E ele avançava muito devagar, e cada vez que avançava a gente via mais corpos no chão, pessoas chorando, pessoas desmaiadas, pessoas no chão. Ninguém que as socorria. Foi um momento terrível mesmo", relata Patrícia.

Segundo a brasileira a cidade estaria completamente bloqueada. "Têm policiais em todos os lugares, tem ambulância também. A cidade está uma loucura", diz ela.

'Estou em estado de choque', conta brasileira após atropelamento com mortes em Barcelona

A estudante de doutorado Isabel Roggia, 34 anos, tinha acabado de sair da Rambla e entrado em uma loja quando inúmeras de pessoas entraram correndo no estabelecimento. Isabel é de Caiçara, no Noroeste do Rio Grande do Sul, e está desde abril na cidade.

"Eu estava vendo roupas e quando eu vi entraram milhares de pessoas na loja, correndo, correndo, caindo no chão, um horror, tipo cena de filme. Era todo mundo se jogando no chão e chorando e eu não entendia nada. Uma menina dizia que tinha alguém lá fora atirando. Como se fosse um atentado."

Isabel conta que a loja foi fechada e aguardou cerca de dez minutos deitada no chão. "Quando ficou mais tranquilo, o pessoal foi saindo aos poucos da loja. Eu não tentei entender o que estava acontecendo porque eu fiquei em estado de choque. Saí da loja e fui na direção contrária, mas tinha muita ambulância e carro de polícia."

Isabel Roggia presenciou correria após atropelamento em Barcelona, que deixou mortos e feridos (Foto: Arquivo Pessoal)

Brasileiro relata ruas desertas em Barcelona após atropelamento: 'Todo mundo fugiu das ruas'

O brasileiro Lucas Ramos, que está em Barcelona de férias desde segunda-feira (14), afirmou em entrevista ao G1 que o clima é de medo na cidade espanhola após o atropelamento na Rambla, que deixou mortos e vários feridos nesta quinta-feira (17). Segundo ele, a área central está deserta e muitos estão correndo para estabelecimentos comerciais.

“Eu passei o dia todo fora em uma cidade próxima de Barcelona. Quando desci do metrô vi muita gente gritando e correndo desesperadamente. Me assustei muito. Fui para meu hostel, que fica na região central, e soube sobre o que havia acontecido. A orientação é que para que as pessoas não saiam de onde estão e evitem a área central onde foi o atropelamento. As ruas da área central estão desertas”.

“Foram chamados reforços policiais e o metrô está parado. Está tudo parado e a sensação é de medo. Os noticiários informaram que todos os policiais que estavam de férias foram chamados e a área onde aconteceu o atropelamento está isolada. Ninguém pode se aproximar. Eles estão mandando as pessoas entrarem. É muito assustador tudo isso”, relata.

Lucas conta que ficará no hostel até que novas orientações sejam dadas pela polícia. "Vou ficar aqui junto com outros brasileiros. A cidade parou com esse acidente. Muito assustador", ressalta.

Lucas Ramos está em Barcelona desde segunda-feira (14). (Foto: Arquivo Pessoal/Lucas Ramos)