Interior

14 de junho de 2018 16:48

Sede do Ifal Arapiraca vai ser inaugurada em julho

Campus conta com biblioteca, auditório, laboratórios, ginásio de esportes e espaços de convivência para alunos e servidores

↑ Ifal Arapiraca (Foto: Comunicação Ifal)

No dia 5 de julho, vai ser inaugurado o campus do Ifal em Arapiraca. A obra vai atender mais de 700 alunos e cerca de 80 servidores que atuam na instituição. O campus fica na rodovia estadual AL-110, na saída para o município de Taquarana.

Uma comissão formada por servidores e técnicos está preparando a solenidade de inauguração. Autoridades devem ser recebidas às 10h e as atividades de inauguração continuam à tarde, com um momento especial voltado para alunos, ex-alunos e a comunidade em geral que participa da instituição.

A área total do terreno do Ifal é de quase 60 mil m² e a área construída é de 5.577,39m². O prédio conta com 12 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência. Ainda possui auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas e biblioteca com dois pavimentos, com áreas reservadas para estudo e espaço com computadores para acesso dos alunos. O prédio é totalmente acessível, inclusive com elevadores para cadeirantes. O local também comporta estacionamento e uma área verde que deve ser destinada para o cultivo de uma horta orgânica.

Atualmente, o campus atende a comunidade do município e de quase 20 cidades vizinhas. A instituição tem 602 alunos matriculados para cursos do Ensino Médio integrado com os cursos técnicos de Informática e Eletroeletrônica, além do curso subsequente de Eletroeletrônica noturno. Nas duas pós-graduações de Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais há mais 113 alunos.

O campus ainda promove atividades de Pesquisa e Extensão. Entre as ações de Extensão, está o ProIfal, um reforço para os alunos que pretendem fazer o Exame de Seleção para cursar o Ensino Médio no Ifal. Alunos já matriculados na instituição, sob a orientação de professores, dão aulas de Português e Matemática para cerca de 160 jovens que têm o interesse de fazer a prova no final do ano para ingressar na instituição.

Sobre a sede

A obra começou a ser construída em 2009, mas desde então foram reincididos contratos com construtoras devido ao não cumprimento de prazos e outras dificuldades na execução. “Finalmente estamos chegando ao final de uma etapa muito esperada pela comunidade acadêmica e isso certamente vai garantir resultados muito melhores que os de hoje, que já são satisfatórios. Esperamos que a infraestrutura adequada seja um trampolim para o que já é feito e também para uma possível ampliação dos serviços”, afirma o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro.

Fonte: Comunicação Ifal / Texto: Elaine Rodrigues

Comentários

MAIS NO TH