Interior

12 de junho de 2018 15:37

Governo do Estado inaugura pavimentação asfáltica em Coqueiro Seco

Renan Filho anuncia que Pró-Estrada vai recuperar estrada que liga este município a Santa Luzia do Norte

↑ Principais ruas da cidade receberam os serviços de pavimentação asfáltica ao longo dos 5,3 quilômetros. Mais de cinco mil moradores foram beneficiados (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

“Nascido e criado” em Coqueiro Seco – como bem gosta de ressaltar – o aposentado Adailton José dos Santos, 64 anos, contempla a lagoa Mundaú, emoldurada, do outro lado, por Maceió. “Eu não imaginava nunca que um dia o asfalto chegaria por aqui”, confessa ele.

E chegou! O Programa Pró-Estrada, executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) pavimentou 5,3 quilômetros de vias urbanas na cidade. A obra foi inaugurada na manhã desta terça-feira (12) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, acompanhados pela prefeita do município, Decele Damaso.

Adailton José dos Santos, 64 anos, contempla a lagoa Mundaú, emoldurada, do outro lado, por Maceió.  (Foto: Márcio Ferreira)

Adailton José dos Santos, 64 anos, contempla a lagoa Mundaú, emoldurada, do outro lado, por Maceió (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

“Essa obra facilitou e muito a nossa vida. A gente olha assim é já nota a diferença. É outra coisa”, arrematou Adailton José.

As principais ruas da cidade receberam os serviços de pavimentação asfáltica ao longo dos 5,3 quilômetros. Mais de cinco mil moradores foram beneficiados. O mototaxista Djair Ferreira dos Santos, 44, é um deles.

mototaxista Djair Ferreira dos Santos, 44, comemora implantação das novas vias  (Foto: Márcio Ferreira)

Mototaxista Djair Ferreira dos Santos, 44, comemora implantação das novas vias (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

“Além de facilitar o nosso trajeto, dá mais mobilidade pra gente que é mototaxista. Por outro lado, a manutenção e a limpeza ficam mais fáceis”, constatou ele.

Em entrevista coletiva, Renan Filho anunciou que o Pró-Estrada vai recuperar e asfaltar a estrada que liga Coqueiro Seco a Santa Luzia do Norte. Este também terá as vias urbanas pavimentadas.

“Daremos sequência aos investimentos na região, garantindo melhor mobilidade urbana e um novo astral para as cidades alagoanas”, afirmou o governador. Para Satuba, ele anunciou que o município será contemplado com um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), equipamento que congrega, num único e moderno prédio, as polícias Civil e Militar.

Solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica e entrega de trator e ambulância em Coqueiro Seco  (Foto: Márcio Ferreira)

Solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica e entrega de trator e ambulância em Coqueiro Seco (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

Durante a cerimônia em Coqueiro Seco, o governador fez a entrega de uma ambulância e de um trator equipado com grade aradora. A máquina faz parte do Programa de Mecanização Agrícola e o veículo integra o lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos, usadas no transporte de pacientes entre unidades de saúde.

Pró-Estrada

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano recordou que há dois anos, quando o Pró-Estrada foi criado, o intuito era chegar a todos os 102 municípios alagoanos. Hoje, o Programa já está presente com serviços de infraestrutura viária em mais de 70% do Estado.

Solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica e entrega de trator e ambulância em Coqueiro Seco  (Foto: Márcio Ferreira)

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

“O governador já determinou que cheguemos a todos os 102 municípios com esse Programa que tem transformado nossa malha viária”, enfatizou Mosart Amaral.

Desde 2016 elevando o padrão das estradas, vias urbanas, acessos e rodovias de Alagoas, o Pró-Estrada já atua em mais de mil, dos 1.800 quilômetros totais da malha estadual com serviços de reconstrução, pavimentação e implantação em mais de 70 municípios.

A prefeita de Coqueiro Seco revelou outro projeto que pretende desenvolver em parceria com o Governo do Estado. Trata-se da estrada de acesso ao município pelo  Povoado Cadoz. A obra pretende incentivar o turismo ecológico e religioso.

“A gente precisa desenvolver sócio e economicamente nosso município e sem estradas isso não é possível. Tenho certeza que o governador vai priorizar essa obra. A estrada do Cadoz é um grande viés para o turismo. Já tenho todo o projeto na cabeça e vamos avançar”, afirmou ela.

Acompanhado da prefeita, o governador e o deputado federal Ronaldo Lessa visitaram a Escola Municipal de Educação Básica Professora Celina Pedrosa Navarro. O prédio foi cedido ao município pelo Governo do Estado. Renan Filho anunciou que vai solicitar um estudo técnico para avaliar a possibilidade de construir um ginásio de esportes na unidade de ensino.

Prestigiaram, ainda, a solenidade os deputados estaduais Francisco Tenório e Ricardo Nezinho; e federal Maurício Quintella, dentre outras autoridades.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Severino Carvalho

Comentários

MAIS NO TH