Interior

PRF inicia nesta sexta-feira Operação Dia do Trabalhador

O foco nas fiscalizações continua sendo nas infrações que causam acidentes de trânsito com feridos graves ou óbitos

Por Assessoria 25/04/2018 16h14
PRF inicia nesta sexta-feira Operação Dia do Trabalhador
Reprodução - Foto: Assessoria

Visando minimizar os riscos de acidentes e promover a segurança dos motoristas que trafegam pelas rodovias federais que cortam Alagoas no feriadão de 1º de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF)  estará reforçando o policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito a partir desta sexta-feira (27) e se estendem até a terça-feira (01), Dia do Trabalhador.

Segundo a assessoria de Comunicação da PRF, o foco nas fiscalizações continua sendo nas infrações que causam acidentes de trânsito com feridos graves ou óbitos. Excesso de velocidade, ultrapassagem proibida e embriaguez ao volante são condutas imprudentes que costumam causar sinistros graves. O cinto de segurança, capacete de segurança e dispositivos de retenção (para transporte de crianças) também são equipamentos necessários de segurança que serão observados.

Os policiais estarão divididos ao longo das BRs que cortam o estado. A distribuição do efetivo será feita com embasamento em dados estatísticos que apontam trechos onde há mais imprudência e mais registros de acidentes.

Essa é a primeira operação que a PRF fará após a implementação da Lei 13.546/ 2018, que entrou em vigor no último dia 19, e trata sobre o aumento da pena para motorista embriagado que for considerado causador de acidentes com vítimas graves ou fatais.

Para o condutor culpado, que tenha gerado vítima com lesão grave ou gravíssima, a pena é de 2 a 5 anos de reclusão.

Para o condutor culpado, que tenha gerado vítima fatal (homicídio), a pena é de 5 a 8 anos de reclusão.

Educação para o trânsito

Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Em alguns postos, o condutor será convidado a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. Os motoristas têm a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos.

O intuito do órgão é continuar investindo em ações educativas e contando assim com a conscientização dos motoristas para que os números de acidentes continuem sendo reduzidos, como nas últimas operações.

Viaje com segurança

A PRF recomenda algumas condutas aos motoristas com objetivo de evitar acidentes como: respeitar as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.