Interior

Missa em Bom Conselho abre cavalgada da padroeira de Arapiraca

16ª edição da cavalgada reverencia a santa protetora da Capital do Agreste alagoano

Por Davi Salsa com Tribuna Hoje 31/01/2018 18h02
Missa em Bom Conselho abre cavalgada da padroeira de Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Após a chegada ao Parque de Exposições Delamário Borba, na cidade de Bom Conselho, no interior de Pernambuco, os 200 cavaleiros e amazonas de Arapiraca participaram, no início da tarde desta quarta-feira (31), da missa celebrada pelo bispo de Penedo, Dom Valério Breda, e pároco de Arapiraca, padre Daniel Montenegro, na capela do Convento de Nossa Senhora do Bom Conselho, na programação de abertura da 16ª edição da cavalgada que reverencia a santa protetora da Capital do Agreste alagoano.

O evento religioso contou com a presença do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), deputados estaduais Ricardo Nezinho (MDB), Tarcizo Freire (PP), industrial José Alexandre dos Santos, que participa do cortejo desde a primeira edição.

A missa também foi acompanhada por empresários e devotos das duas cidades irmãs. Depois da celebração da missa, a réplica da imagem da santa foi entregue aos cavaleiros e amazonas para refazerem a cavalgada e o caminho percorrido, em meados do século 19, há 154 anos, pelo fundador de Arapiraca, Manoel André. Rainha Isabel.

Considerada um dos pontos altos da festa da padroeira de Arapiraca, a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho passará pelo Povoado Rainha Isabel, no interior de Pernambuco, no início da noite desta quarta-feira.

Centenas de moradores e devotos da santa aguardaram com expectativa a chegada dos cavaleiros e amazonas trazendo a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. O cortejo passará por seis municípios do Estado de Pernambuco e, também, de Alagoas.

A cavalgada está em sua 16ª edição e organizada pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa).

O cortejo dura três dias e já é considerada a maior cavalgada do Nordeste, com a participação de mais de 200 cavaleiros e amazonas. Este ano, a novidade é a participação da Orquestra Coringa, criada pelo grupo empresarial, que tem como maior referência o industrial José Alexandre dos Santos.

A orquestra estará presente nas paradas da comitiva, nas cidades e povoados por onde irão passar os cavaleiros e amazonas na homenagem à padroeira de Arapiraca.

A chegada está prevista para o dia dois de fevereiro, no início da tarde, na cidade de Arapiraca, com desfile até o Largo Dom Fernando Gomes, ao lado da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho.