Interior

Obras do Pró-Estrada garantem mobilidade ao povo de Coqueiro Seco, diz governo

Ordem de serviço foi assinada pelo governador Renan Filho e pelo secretário Mosart Amaral, nesta sexta (3), no Palácio República dos Palmares

Por Fonte: Agência Alagoas 03/11/2017 17h25
Obras do Pró-Estrada garantem mobilidade ao povo de Coqueiro Seco, diz governo
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram, no fim da manhã desta sexta-feira (3), a ordem de serviço para execução das obras do Programa Pró-Estrada em Coqueiro Seco, Região Metropolitana de Maceió. Serão pavimentados em asfalto 4,6 km de vias urbanas, além do acesso à cidade. A inauguração dos serviços está prevista para o dia 15 de novembro.

A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e prestigiada pela prefeita de Coqueiro Seco, Decele Damaso. “Nós vivíamos ilhados. Na época do inverno, a gente não tinha nenhuma possibilidade de se locomover a não ser se dobrasse e até triplicasse, muitas vezes, a quilometragem para se chegar até a sede do município”, recordou a gestora.

O governador afirmou que a chegada do Pró-Estrada a Coqueiro Seco vai representar um novo momento para o município, elevando autoestima da população.

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

“A cidade vai ficar mais bonita e mais limpa, com melhor condição de mobilidade. Nós vamos fazer o Pró-Estrada nas vias urbanas de Coqueiro Seco, mas a prefeita está garantindo, com recursos federais e a ajuda do senador Renan Calheiros, o acesso para o município, que vai sair na duplicação da AL-220. Quando aquele pavimento em paralelepípedo estiver pronto, nós vamos passar sobre ele o asfalto”, garantiu Renan Filho.

O Pró-Estrada já beneficia cerca de 60 municípios alagoanos. São aproximadamente 700 km de vias implantadas ou recuperadas, além da recuperação de acessos.

"Visitamos o município de Coqueiro Seco e identificamos as principais vias que necessitavam de recuperação da sua estrutura. O Pró-Estrada chega a mais uma cidade alagoana com o compromisso de transformar e melhorar o aspecto urbanístico da região e expandir as experiências positivas que estamos acumulando com a reestruturação de vias e estradas em todo o Estado", ressaltou Mosart Amaral.

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

O Governo de Alagoas deve investir, até o final deste ano, cerca de R$ 250 milhões em obras viárias em todo o Estado, tudo isso com recursos próprios.

“O Pró-Estrada já recuperou quase a metade da malha viária de Alagoas, que é de 1.800 km, aproximadamente. Além disso, nossa malha federal está sendo bem cuidada. Já garantimos a reconstrução da BR-104 e retomamos a duplicação da BR-101. A BR-316, de Maceió até o Carié, foi 100% recuperada e estamos construindo do Carié até Inajá, garantindo o acesso à cidade de Canapi. Temos várias estradas prontas para serem entregues, a exemplo da via que liga Mata Grande a Água Branca e vamos iniciar na próxima semana a ligação de Inhapi a Mata Grande, e o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares. Estamos, também, recuperando toda extensão da AL-101 Norte, de São Luís do Quitunde até Maragogi, na divisa com Pernambuco”, citou Renan Filho.

Viaduto

O governador recordou ainda que já foi dada a ordem de serviço para concretização do projeto executivo do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A empresa está finalizando os preparativos. “Até janeiro, a obra já terá tomado volume construtivo. Essa é uma obra muito importante para o desenvolvimento de Alagoas, porque ali existe um dos principais gargalos de mobilidade urbana do Estado que será solucionado”, observou.

Renan Filho citou também a construção dos eixos viários, a duplicação do acesso ao Benedito Bentes e a conclusão da Alça da Flamenguinha. Durante a solenidade, o governador garantiu, ainda, a entrega de uma ambulância ao município de Coqueiro Seco e a disponibilização de R$ 100 mil para a compra de instrumentos musicais à Filarmônica Francisco Pedrosa.