Interior

Governo leva água e equipamentos para pequenos produtores de Viçosa

Comunidade do assentamento Dourada também foi beneficiada com entrega de mudas e alevinos no primeiro dia do Governo Presente no Vale do Paraíba

Por Agência Alagoas 31/08/2017 17h59
Governo leva água e equipamentos para pequenos produtores de Viçosa
Reprodução - Foto: Assessoria

A esperança de dias melhores no assentamento Dourada, em Viçosa, foram renovadas nesta quinta-feira (31), primeiro dia da 7ª edição do Governo Presente, com a entrega de uma nascente recuperada, com capacidade para levar água para mais de 400 famílias que vivem na comunidade.

A nascente foi entregue pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. No local, já foi construído o sistema de captação que vai levar a água para um reservatório de 15 mil litros, também instalado pelo Estado, de onde ela será distribuída para as residências.

Durante a solenidade, ao lado do prefeito de Viçosa, Davi Brandão, deputados estaduais e secretários de Estado, o governador Renan Filho lembrou da dedicação do Governo na melhoria das condições de trabalho do homem do campo.

"Eu gosto da proximidade com o povo alagoano, por isso estou aqui hoje. Para garantir água e assistência técnica para os produtores do assentamento Dourada; para garantir que teremos sementes para distribuir no próximo ano, como fizemos desde 2015, e para anunciar que, nos próximos dias, em parceria com o Tribunal de Justiça, vamos garantir títulos de terra aos pequenos produtores que não têm o documento e precisam de crédito para ampliar sua produção", disse o governador.

Antes da entrega da nascente recuperada pela Semarh, apenas algumas famílias eram privilegiadas com água potável, fornecida por um poço artesiano da região, aberto ainda durante a instalação do assentamento, no início da década de 90, e localizado em propriedade privada.

A funcionária da Unidade Básica de Saúde de Dourada, Aparecida Leandro, também comemorou a chegada da água, que será oferecida gratuitamente pelo Governo do Estado.

"Até hoje, a água chegava duas vezes por dia, de manhã e no final da tarde, e a gente pagava R$ 30,00 por mês pra isso. Quando tinha problema na bomba, a gente precisava andar mais de um légua com a lata na cabeça pra pegar água", lembrou.

Mudas e trator

Os moradores do assentamento Dourada também serão beneficiados por um trator e uma grade aradora, fornecidos à Prefeitura de Viçosa pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O maquinário deverá auxiliar os agricultores familiares do município a ampliar sua produção, como lembrou o dirigente da Associação Comunitária Caminho da Roça, Jailson Ferreira.

"Aqui, nós produzimos pimenta, que fazemos molho e comercializamos, além de banana, maracujá e outras frutas. Os equipamentos vão dar mais condições para que o trabalhador rural produza mais, mais rápido e com mais qualidade", disse Ferreira.

"Eu quero acompanhar de perto a assistência técnica no assentamento Dourada a partir da entrega desse trator e dessa grade aradora. O Governo vai adquirir mais 120 tratores este ano e outros 120 no ano que vem. Então, nessa primeira leva, vamos oferecer mais um trator para o assentamento, e eu vou voltar aqui pra entregar", anunciou Renan Filho.

A comunidade também foi beneficiada nesta quinta-feira com a entrega de mudas de ipê-roxo, ipê-amarelo e ipê-rosa, dentro do projeto da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para arborização de comunidade urbanas e rurais. Além disso, o açude da localidade foi povoado com 20 mil alevinos de tilápia, também doados pela Semarh.

A 7ª edição do Governo Presente, realizado pelo Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, segue até sábado (2), atendendo nove municípios da região do Vale do Paraíba.