Interior

Câmara realiza Audiência Pública sobre banca examinadora do Detran

Por Assessoria 22/08/2017 10h27
Câmara realiza Audiência Pública sobre banca examinadora do Detran
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma parceria entre o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC/ AL) e a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia realiza, às 10h da sexta-feira (25), uma audiência pública que tratará sobre a demora na realização do teste de direção veicular no Detran para retirada da habilitação.

A ação pretende reunir representantes das oito cidades que formam o Alto Sertão, e assim debater algumas medidas emergenciais para que o Detran possa atender à população da melhor forma. De acordo com o João Batista, presidente do SindCFC Alagoas, para resolução do caso seria necessária “a disponibilidade do governo em efetuar o pagamento de hora extra a banca examinadora”. Com essa ação o prazo para realização das provas práticas de direção seria minimizado.

No interior de Alagoas, o tempo para tirar o documento é de até 90 dias. Isso ocorre por que a banca examinadora se desloca de Maceió para o interior do estado apenas duas vezes na semana. “O candidato está fazendo provas 90 dias após ter concluído as aulas prática de direção em uma autoescola. Esse exame veicular mostra que os automatismos de condução estão aguçados, aqueles que foram treinados na autoescola, com esse tempo o aluno acaba sendo prejudicado”, alerta o representante das autoescolas.

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), os problemas fazem com que o Estado perca receita, uma vez que os condutores deixam de fazer a carteira em Alagoas para se submeterem ao exame nos Estados vizinhos. “A população do Alto Sertão vem enfrentando diversos problemas para retirar a habilitação e essa audiência tem como foco debater com os responsáveis algumas medidas para que esse serviço melhore”, frisou o presidente.

A banca examinadora não consegue suportar a demanda de alunos formados nas autoescolas, o que acaba influenciando no tempo de espera do futuro motorista e a migração para outros Estados. A banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito conta com 19 examinadores para atuarem nos locais onde são realizados os exames veicular em Alagoas.

**A Audiência Pública acontece nessa sexta-feira (25), às 10h, no auditório externo da UFAL Campus Sertão (Delmiro Gouveia) e pretende reunir parlamentares, sindicato, sociedade civil, e representantes do Detran Alagoas.