Esportes

O Tom que traz cores ao futebol do passado

Designer alagoano lança exposição com uniformes históricos dos maiores clubes do Estado

Por Editoria de Esportes - Tribuna Independente 03/02/2018 17h57
O Tom que traz cores ao futebol do passado
Reprodução - Foto: Assessoria

Quem ama futebol e é aquele torcedor das antigas, esta semana ficou emocionado com uma coleção de camisas lançada nas redes sociais. Através de um trabalho de excelência do designer Tom Carvalho, alagoanos regatianos, azulinos, alvinegros e de outras cores relembraram os uniformes dos clubes em tempos passados. Desenhos feitos com extrema precisão, que futuramente podem virar uma exposição real, saindo das telas dos computadores para um espaço físico da capital alagoana. Tom Carvalho é CSA e não nega. Mas tem grande admiração pelo futebol como um todo.

Fez as camisas de CRB, ASA, Comercial, Capelense e outros clubes que brilharam no passado. A Tribuna Independente traz alguns desses uniformes nesta reportagem especial e no portal TribunaHoje.com está o LINK para ver com detalhes todas as camisas. Tom começou em 2002 e de lá para cá não parou.

“Comecei profissionalmente há 15 anos atrás, quando lancei o primeiro projeto de website pelo qual fiz o design inteiro. Antes disso eu já tinha feito algumas pequenas criações entre logos, cartões de visitas, rótulos, mas nada a nível profissional, eram criações mais amadoras mesmo, porém, me deram base e conhecimento técnico suficiente para me lançar profissionalmente naquele ano. Desde 2002 pra cá não parei mais, foram mais de 500 websites lançados para Alagoas, o país e fora também”, lembrou.

Presente nos jogos do seu clube de coração e conta como surgiu a ideia das camisas históricas. “A ideia na verdade surgiu da finalização de um outro projeto que eu tinha feito em 2017, chamado Cores de Alagoas, foi uma homenagem aos 200 anos de Alagoas com a restauração e colorização artificial de 200 fotos antigas, dos anos 20 aos 50. Dentre as fotos antigas que colori algumas fora dos times antigos do nosso estado e com a finalização do projeto percebi o quão bonito eram os uniformes antigos, que a gente só via nas fotos em preto e branco e não fazia ideia de como eles eram em cores. Foi ai que surgiu a ideia de realizar o “Mantos de Alagoas”, restaurando digitalmente diversos uniformes de vários times que ao longo dos quase 110 anos de presença do futebol em Alagoas fizeram essa história maravilhosa”.

A ação foi sucesso imediato. Tom participou de várias entrevistas e o acesso dos torcedores na página onde está a exposição teve um número significativo. “Creio que o propósito principal desse projeto, “Mantos de Alagoas”, está se concretizando de forma magistral. Minha ideia principal é proporcionar o resgate histórico desses uniformes e clubes, possibilitando aquelas que viveram na época recordar seus respectivos clubes, momentos, lembranças de um gol marcante, um título, uma desilusão, como também mostrar as novas gerações que o futebol vem de muito tempo atrás, que merece toda nossa consideração, atenção e respeito e principalmente, que não podemos deixar morrer pelas amarras do tempo essa história belíssima, que vai muito além das quatro linhas e do apito final”.

Fora do futebol, Tom tem outros projetos de destaque na carreira. “Em 2015 o “Logos de Maceió”, projeto em homenagem a cidade de Maceió, que naquele ano estava completando seu 200 anos. Decidi homenagear nossa cidade criando uma logo para cada um dos 50 bairros da nossa capital. Todos eles retratados de forma igualitária, sem nenhum prevalecer sobre o outro, onde a grande homenageada na verdade é Maceió. Outro projeto marcante foi o “Cores de Alagoas”, pelo qual restaurei e colori artificialmente 200 fotos muito antigas em alusão aos 200 anos de Alagoas. E a nível profissional posso destacar os projetos para o CSA. Desde 2016 estamos a frente de algumas criações para o clube como a linha de uniformes 2016 e 2017, o website oficial do clube, rótulo da cerveja oficial do clube, a elaboração do design da agenda oficial do clube dentre outros projetos que estão por vir”.

O futuro é logo ali, e este designer alagoano está cheio de ideias. Quem ganhou agora foi o futebol. Mas outras áreas também podem ser contempladas. “Desde 2015, com o “Logos de Maceió”, todo ano eu lanço um projeto grande, de forma independente, sempre visando homenagear e ressaltar a importância de Alagoas e principalmente de ser Alagoano. Pretendo continuar com essa pegada, realizando todo ano um ou dois projetos grandes assim. As ideias graças a Deus estão surgindo e já tenho iniciados 3 grandes projetos que pretendo lançar entre 2018 a 2020”.