Esportes

Ceará vence Paysandu em Fortaleza e fica a uma vitória do acesso

Cearenses chegaram a 63 pontos, cinco à frente do quinto e do quarto colocado

Por Gazeta Esportiva 15/11/2017 00h16
Ceará vence Paysandu em Fortaleza e fica a uma vitória do acesso
Reprodução - Foto: Assessoria

O Ceará precisa apenas de mais uma vitória para subir para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o Vozão recebeu o Paysandu na Arena Castelão, pela 36ª rodada da Série B, e venceu por 2 a 0, ficando muito próximo do acesso. Os gols foram anotados por Pio, no começo do primeiro tempo, e por Elton, no segundo.

Com o resultado, os cearenses chegaram a 63 pontos, cinco à frente do quinto e do quarto colocado (Londrina e Oeste, respectivamente). Desta forma, precisam apenas de um triunfo no próximo sábado, diante do Criciúma, fora de casa, para garantirem matematicamente a vaga no G4.

Já o Paysandu acabou não sendo tão afetado pelo resultado negativo. Sem grandes pretensões na Segundona, seja brigar pelo acesso ou evitar o rebaixamento, o Papão aparece na 12ª colocação, com 45 pontos. Pela próxima rodada, encara o já rebaixado Santa Cruz, em Belém-PA.

O Jogo

Focado na missão ‘acesso à Série A’, o Ceará entrou em campo dominando as ações e imprimindo uma alta intensidade ofensiva. Logo de cara, o time da casa criou algumas oportunidades e não demorou muito para inaugurar o marcador em Fortaleza.

Aos 14 minutos, dois minutos depois de o meia Pedro Ken carimbar a trave, Pio fez questão de colocar a bola para dentro. Em cobrança de falta de muito longe, o lateral direito chamou a responsabilidade, chutando direto, e acertou o ângulo direito do goleiro Emerson.

Depois de abrir o placar, porém, os alvinegros acabaram perdendo um pouco da criatividade e da mentalidade ofensiva. Com isso e com uma falta de inspiração no ataque por parte do Paysandu, a partida se encaminhou para o intervalo com o 1 a 0 ainda no marcador.

Na segunda etapa, foi a vez de o Papão se soltar e começar a preocupar as coisas para a torcida mandante. Aproveitando as cobranças de bola parada, os paraenses criaram algumas jogadas perigosas e ficaram muito perto de empatar.

Logo aos três minutos, o artilheiro Bérgson recebeu sozinho dentro da área após cruzamento em cobrança de falta, mas acabou chutando fraco e facilitou as coisas para Éverson. Já aos 15, em outro lançamento em batida de falta, Jhonnatan foi quem recebeu dentro da área, mas acabou mandando para fora.

Apesar do início empolgante dos visitantes na segunda etapa, o Ceará conseguiu se recuperar e tratou de definir o resultado do duelo, para a alegria dos mais de 40 mil torcedores alvinegros que compareceram à Arena Castelão. Aos 20 minutos, o centroavante Elton aproveitou bate-rebate dentro da área após escanteio para balançar as redes e ampliar o placar.

No entanto, depois de deixar o dele, Elton acabou se envolvendo em uma confusão com o lateral direito Perema, do Paysandu, com direito a empurra-empurra. Ambos os jogadores receberam cartão vermelho e tiveram que acompanhar o final do confronto do vestiário.