Esportes

Planos da seleção para a Copa do Mundo incluem exames, treinos e amistosos

Último jogo no país não está descartado, mas depende de sorteio e período na Granja

Por Texto: Alexandre Lozetti com Fonte: Globo Esporte 24/10/2017 15h16
Planos da seleção para a Copa do Mundo incluem exames, treinos e amistosos
Reprodução - Foto: Assessoria

A sete meses da apresentação do Brasil para a Copa do Mundo, o departamento de seleções tem planos, metas e ideias para a preparação. Elas incluem datas de início de treinos, "megaesquema" para acelerar os exames médicos e a possibilidade de um amistoso de despedida da torcida.

As decisões começarão a ser tomadas a partir do sorteio dos grupos do Mundial, que será realizado no dia 1º de dezembro, em Moscou. Os cabeças-de-chave – e o Brasil será um deles – vão estrear entre os dias 14 e 19 de junho, dependendo do grupo em que ficarem. A distribuição das atividades será feita a partir da definição da data do primeiro jogo, e de quantos dias terá a preparação.

Na programação atual, a apresentação oficial dos jogadores na Granja Comary está prevista para 28 de maio, dois dias depois da final da Liga dos Campeões, evento que encerra a temporada europeia. Entretanto, a CBF considera a possibilidade de iniciar trabalhos, sobretudo físicos, uma semana antes, com os jogadores que já estiverem disponíveis.

Disputar ou não um amistoso no país depende da quantidade de dias de treino em Teresópolis antes do embarque rumo à Europa. Para acelerar o processo, o coordenador Edu Gaspar tenta montar um esquema em que todos os exames médicos sejam feitos numa manhã, e, assim, Tite esteja liberado o quanto antes para introduzir trabalhos com bola na preparação do grupo.

Caso a partida seja viável, o Maracanã é o palco favorito. A comissão técnica lamentou o fato de não ter disputado nenhum jogo no estádio durante as eliminatórias. Tite ficou fascinado com a atmosfera da final olímpica, quando o Brasil conquistou o ouro sobre a Alemanha, nos pênaltis.

Como tem sido praxe nas últimas edições, a equipe deverá disputar dois amistosos preparatórios, já com o grupo da Copa do Mundo.

Depois da Granja, a etapa de treinos terá continuidade em Londres. Só depois a Seleção irá a Sochi, escolhida para abrigar a delegação durante o Mundial. Em participação no "Bem, Amigos", o coordenador Edu Gaspar confirmou que faltam detalhes burocráticos para anunciar a cidade.

Antes da convocação final, que será feita em maio, o Brasil ainda tem quatro amistosos a disputar: Japão, em Lille (10 de novembro), Inglaterra, em Londres (14 de novembro), Rússia, em Moscou (23 de março) e Alemanha, em Berlim (27 de março).