Esportes

Nova atividade física, Cross Treino ganha espaço nas academias da capital alagoana

Cross Treino usa metodologia de outras modalidades sem levar indivíduo ao limite do corpo

Por Fonte: Tribuna Independente 09/09/2017 12h10
Nova atividade física, Cross Treino ganha espaço nas academias da capital alagoana
Reprodução - Foto: Assessoria

O Cross Training ou Treino é uma modalidade que vem crescendo bastante e conquistado muitos adeptos em Maceió. Se apresentar um treino de Cossfit e um de Cross Treino para um leigo, é possível que não note diferença. Mas tanto os criadores da prática quanto os professores defendem características específicas na execução de cada um.

Segundo o professor de Cross treino, Pablo Nascimento, a modalidade procura trabalhar com movimentos amplos, naturais e funcionais para produzir mudanças adaptativas em termos de hipertrofia e emagrecimento. Ele não trabalha com movimentos isolados e nem com repetições infinitas do mesmo movimento até o individuo chegar ao limite do corpo.

“O Cross Treino tem uma diferença muito simples. A técnica é uma junção de vários estilos e treinos. Usamos a musculação, exercícios funcionais e o próprio cross. Na modalidade trabalhamos resistência, aeróbio e tudo sem precisar ir até o limite do corpo”, disse Pablo.

Pablo disse que a modalidade é paralela as técnicas usadas pela marca Crossfit.

“No Cross Treino o trabalho é feito de acordo com as necessidades de cada um, respeitando idade, tipo físico e resistência. É uma modalidade democrática. Tanto  adulto como crianças podem fazer. Para as crianças fazemos atividades lúdicas, sem usar peso e nem carga nos movimentos. Os idosos, como geralmente têm capacidade de mobilidade reduzida e inclusive dificuldades de sentar e levantar, fazem um programa de exercícios que ajudam nessas necessidades de articulações e exercícios que melhorem o sistema cardiorrespiratório”, explicou Pablo Nascimento.

Por isso, no Cross Treino são usados movimentos do treinamento de esportes coletivos e lutas. Por exemplo, o tradicional “trenó” do treino de futebol americano é amplamente usado e de outros esportes.

“Os principais equipamentos usados para o treinamento de Cross Treino são o TRX, as barras olímpicas, wall balls, cordas de marinheiro, kettlebell, caixotes, trenó, remo, bike e o principal elemento é o corpo humano”, ressaltou o professor.

Modalidade garante resultados em pouco tempo

De acordo com o professor Pablo, os resultados são três vezes maiores que os conquistados em outras atividades.

“Temos cerca de 200 alunos e cada turma com no máximo oito participantes para que todos tenham atenção do professor e executem o exercício corretamente. Garanto três vezes mais resultados. E isso com uma hora de treino diário. A garantia é justamente por conta da junção entre várias técnicas. Ou seja, quem faz o Cross Treino tem todos os estímulos metabólicos com movimentos multiarticulares e monoarticular na mesma aula. Sem correr o risco de adquirir lesões”, complementa Pablo Nascimento.

E foi pensando nos resultados que o aluno Igor Luan de Souza começou a fazer o Cross Treino. Ele, que já fazia academia convencional, diz que os resultados eram bem demorados e ele não estava satisfeito.

“Deixei a academia e comecei o jiu-jitsu. Aí conheci o Cross Treino e comecei a fazer os dois. Hoje, estou no Cross Treino porque é mais interessante, treino adaptado para cada pessoa.  Aqui os resultados alcançados são bem satisfatório. Para se ter uma noção, comecei a treinar há mais ou menos 20 dias e da minha última avaliação para cá já perdi sete quilos, sem falar no ganho de massa muscular”, contou Igor.

O praticante disse ainda que a atividade proporciona dinâmica em grupo que ajuda e incentiva cada aluno a seguir em frente em busca de bons resultados.

 O professor Pablo ressalta que os resultados são gradativos e que depende do desenvolvimento do aluno. Ele acrescenta que a maioria chega em busca de melhorar a saúde, resistência, estética e capacidade física.

CRIAÇÃO

O Cross Treino foi desenvolvido pelo professor e personal trainer Ocelo Nabuco. Ocelo diz que o Cross Treino possui todos os exercícios feitos pelo Crossfit, no entanto, acrescenta que o trabalho inicial é focado em observar cada aluno para desenvolver um programa específico, observando postura, excelência nos movimentos e individualidade biológica de cada praticante. E que só depois disso é que o aluno pode trabalhar com exercícios mais intensos.