Esportes

Um toque feminino nas pistas dos circuitos populares de rua

Mulheres tomam conta das provas de corrida de rua e número de praticantes cresce a cada evento

Por Tribuna Independente 12/08/2017 10h44
Um toque feminino nas pistas dos circuitos populares de rua
Reprodução - Foto: Assessoria

Quem pensa que corrida é só para os marmanjos está muito enganado. As mulheres cada vez mais estão participando de corridas de rua e maratonas. Aqui em Alagoas, por exemplo, na última edição do Circuito Popular, evento organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj) realizado no mês de julho, participaram cerca de 800 pessoas, e desse total 312 foram do público feminino. De acordo com a Semelj, na edição anterior do evento foram 251 mulheres.

O número de corridas de rua também cresce nesta velocidade. Em Alagoas, a cada ano surgem novas provas. Semana passada, a mais nova integrante deste calendário é a Polícia Federal, que lançou sua corrida para o mês de novembro. A expectativa é muitas mulheres correndo.

E olha a corrida de rua, era proibida para as mulheres nos Estados Unidos até 1967. Naquela época, Kathrine Switzer tinha 20 anos e desafiou a sociedade se tornando a primeira mulher a correr a maratona de Boston. No Brasil, a atividade nunca foi expressamente proibida. Mas, segundo um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, até meados do século 19, o papel designado às mulheres na sociedade - esposa e mãe - era visto como incompatível com qualquer prática esportiva. Hoje isso não se aplica mais.

Carla Nunes é pernambucana, mas disse que lhe foi concedido o título de cidadã alagoana, é formada em administração, e começou a correr em 2006, quando estava treinando para o teste físico de um concurso que ainda nem havia feito a prova teórica. “Eu nem passei na prova teórica. Mas desde então, me dediquei às corridas e ganhei muita qualidade de vida. E outras conquistas e o principal fiz muitos amigos”, contou.

A atleta disse que corre em eventos no estado e fora e que já perdeu as contas de quantos já participou. “Já estive em Pernambuco, Sergipe, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e também no Chile e Argentina. O mais recente foi em Sergipe, a prova K42, uma corrida de montanha que percorri 21 km. Já conclui duas maratonas, a primeira aqui em Maceió em 2014 e há outra esse ano em Porto Alegre”, expôs.

Carla contou que criou resistência para longas distâncias e agora supera desafios. “Ano passado percorri a minha maior distância até então, participando solo da Volta da Lagoa, onde completei 52 km, foi quando me tornei ultramaratonista”. Ela treina semanalmente entre três a quatro vezes corrida e faz também musculação para obter um fortalecimento e evitar lesões.

A jornalista Deyse Nascimento, também é adepta as corridas de rua, ela conta que começou a correr há cerca de um ano e meio e que nesse período já participou de umas 10 corridas. “A última corrida foi a da System Run. Corri 5km. E dessas que participei já ganhei algumas”, contou. A jornalista explica que não participa de todas as corridas porque fica muito oneroso e não tem patrocínio. Mas, que gostaria de ir a todas porque tomou gosto.

A fisioterapeuta Maria Celeste, também entrou no universo das corridas. “Decidi correr por convites de amigos e vi que era um benefício para saúde. Participo de muitos eventos nesses quase três anos de corrida, por todo estado como fora do país. Fiz várias maratonas e já ganhei algumas vezes. Seleciono as corridas que vou participar e treino três vezes na semana”, contou orgulhosa a atleta.

BRASIL

Crescimento de mulheres nas corridas de rua vem chamando atenção em todo o país, na edição da Meia Maratona do Rio, o dado que chamou atenção foi o crescimento do sexo feminino ao longo dos anos. Atualmente, elas são maioria tanto na Meia Maratona (55%), quanto na Family Run (67%). No total, respondem por 47% dos que se inscreveram no evento. Na Maratona, elas representaram 29%.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Preparo e cuidados para a boa prática da corrida

Segundo os especialistas, a corrida é o esporte mais democrático do mundo. Numa mesma maratona é possível reunir grandes nomes da modalidade como também anônimos. A modalidade pode ser praticada em qualquer lugar.  O corredor ou a corredora só precisa da sua força de vontade para correr. E a facilidade da prática do esporte faz com que muitas pessoas comecem a correr de forma errada.

O educador físico, Roney Rocha explica que começar a correr não é só colocar um tênis e ir pra rua é preciso ter alguns cuidados para iniciar a prática.

“Como toda atividade física a corrida exige também alguns cuidados para evitar lesão e desestimular o praticamente. Ao Iniciar uma corrida de rua, primeiro a pessoa deve procurar uma orientação de um profissional de educação física que vai lhe passar as técnicas de corrida e planejar uma planilha de exercícios. Outra orientação é ter uma avaliação médica especificamente de um cardiologista”, ressaltou o especialista.

Roney alerta ainda para a questão da alimentação. “Não se esquecer de se alimentar antes dos exercícios, pois é essencial para o consumo de energia, assim evitando fraqueza. A dica principal é começar a praticar aos poucos e ir aumentando de acordo com o condicionamento físico”, ressaltou.

Segundo ele, o sucesso de um programa de condicionamento físico, requer disciplina e regularidade do atleta. E que preparar a musculatura, fazer as atividades físicas e alongamentos são essenciais.

E foi isso que a contadora Anair Aragão fez antes de iniciar a atividade. Ela começou a correr em 2013 quando voltou a praticar atividade física com o objetivo de perder peso e manter a forma. “Comecei na academia. E quando consegui correr um km direto, sem parar. Fiquei super feliz e pensei, vou mais longe. Então, me inscrevi na primeira corrida de rua nos 5km. E de lá pra cá,  foram inúmeras corridas de 5, 10 e 21km, em Maceió e fora como no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fernando de Noronha. E por último fiz a volta da Lagoa em maio e competi na categoria “Solo 52Km”. Adoro correr e treino com frequência durante a semana na academia e fins de semana na orla de Maceió”.