Educação

10 de Abril de 2018 16:44

Alunos desenvolvem projeto para reaproveitamento da água de ar-condicionado

Inciativa tem acompanhamento de professores de várias disciplinas

↑ Toda água é recolhida pelos alunos para atividades no prédio da escola Foto: Davi Salsa

Uma solução criativa, simples e prática estimula a produção científica e a consciência ambiental entre os alunos, além de gerar economia nos serviços de limpeza na Escola Estadual de Coité das Pinhas, no município de Igaci.

Um projeto sustentável, desenvolvido por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o apoio de professores, permite o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado para limpeza do prédio e, também, irrigação da horta escolar.

Com 70 anos de fundação, o estabelecimento de ensino tem cerca de 500 alunos matriculados e recebeu, no ano passado, pela primeira vez em sua história, 16 aparelhos de ar-condicionado.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para a climatização das salas de aula, laboratórios, sala dos professores, setor administrativo, entre outros departamentos.

Segundo revela o diretor da Escola Estadual de Coité das Pinhas, professor Josenildo Gomes, o estabelecimento de ensino também recebeu outros investimentos, como a reforma e ampliação do prédio, aquisição de novos computadores, acesso à internet e novas carteiras escolares.

“Tudo isso está motivando professores e alunos na produção de novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula”, pontua o diretor.

Ele também cita o apoio que a comunidade estudantil vem recebendo do vice-governador Luciano Barbosa, da secretária de Estado da Educação Laura Souza e da 3ª Gerência Regional de Ensino (Gere), sediada na cidade de Palmeira dos Índios.

Josenildo Gomes adiantou que o projeto dos alunos, em Igaci, foi apresentado, no último fim de semana, durante as atividades da quinta edição da Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Josenildo Gomes disse ainda que a iniciativa tem a participação dos professores de várias disciplinas, a exemplo da Química, Física, Geografia, Ciências e História.

Fonte: TribunaHoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH