Educação

7 de Abril de 2018 10:09

Povo arapiraquense ganha novos espaços de lazer e cultura

Governo de Alagoas já construiu dez ginásios esportivos e Centro de Ensino Integral que beneficia toda a cidade

↑ Quadra de esportes vai beneficiar 13 mil estudantes da rede estadual e quase 230 mil arapiraquenses (Foto: Davi Salsa)

A população de Arapiraca ganhou novos espaços para a prática esportiva, eventos sociais e culturais: a partir desta semana, a rede estadual passa a ter mais dois ginásios e um espaço para prática esportiva com piscina, pista de atletismo e campo de futebol society no Centro de Ensino Integral Mário César Fontes (CEI).

As entregas, que aconteceram, respectivamente, nessa quinta (5) e sexta-feira (6), durante o Governo Presente Agreste, beneficiaram não só os 13 mil estudantes da rede estadual, mas também os quase 230 mil arapiraquenses.

De 2015 para cá, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) construiu 40 ginásios na rede estadual de ensino. Arapiraca, que até então só tinha um ginásio na rede estadual – o da Escola Quintella Cavalcanti, agora conta com dez.

As obras de ginásios, associadas às reformas empreendidas nas escolas estaduais, proporcionam melhor estrutura e mais conforto para os jovens em seu ambiente de estudo. “Eu só tenho três pedidos a fazer aos nossos estudantes. O primeiro, é que eles se matriculem nas escolas; o segundo é que eles continuem nas escolas, não as abandonem; e, por último, que eles estudem e passem de ano, para ter uma melhor qualidade de vida”, disse o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

Alunos agora terão jogos internos em seu próprio espaço

A quadra foi um presente para a Escola de Ensino Integral Lions Clube, que este ano completa 40 anos. Pela primeira vez, os seus 297 alunos poderão ter seus jogos internos em seu próprio espaço. “Fico arrepiado em ver uma quadra coberta na minha escola. Lá poderemos realizar as atividades culturais e físicas. É preciso entender que a escola é uma extensão da nossa casa e, por isso, ela deve ser muito bem cuidada. A comunidade está bastante feliz com a entrega”, fala o diretor Ivan de Almeida.

As mudanças são perceptíveis não só pelos alunos, mas por toda a comunidade. Vizinha e amiga da escola, dona Sebastiana Martins diz que a unidade de ensino está ainda mais bonita. “Além da reforma e da quadra, as salas agora têm ar-condicionado e câmeras. Ela está maravilhosa”, afirma Sebastiana.

ESCOLA ATRATIVA

Na Escola Estadual Aurino Maciel, a quadra também chegou em boa hora: a unidade de ensino, que foi reformada no ano passado, teve um aumento no número de matrículas, passando de quase 800 alunos para mais de 1000 no período de um ano. O espaço revitalizado, incluindo as salas climatizadas, foi um atrativo para os jovens.

“Depois da reforma da escola [entregue em outubro de 2017] houve um acréscimo na quantidade de alunos que procuraram a matrícula. Há mais de 50 anos que a escola foi construída e nunca teve um ginásio esportivo. A construção deste espaço é um sonho de todos”, relata a diretora Josefa Selma da Silva.

Os estudantes também aprovaram o novo espaço. “Estudo aqui há três anos e gostei bastante do novo ginásio. Antigamente tínhamos Educação Física no espaço aberto, mas, com o ginásio, teremos todas as práticas esportivas, além de atividades culturais, como a dança”, conta Roberta Mirelly Pereira da Silva, de 13 anos.

Para Lorrana Silva, aluna do 9º ano, o sentimento é de gratidão. “Agradeço demais ao Governo e à Secretaria [de Estado da Educação] pela oportunidade de ter um espaço como esse. Agora poderemos realizar as atividades físicas adequadamente e desenvolver as capacidades físicas e cognitivas”, afirma.

Localizado numa área que engloba as escolas estaduais Quintella Cavalcanti, Pedro Reis e Izaura Antônia de Lisboa, o CEI Mário César Fontes traz consigo uma nova concepção que engloba educação, cultura, esporte e lazer, interligando sociedade e escola e se integrando à paisagem urbanística da cidade.  O espaço, cuja parte esportiva foi inaugurada nesta sexta-feira (6), às 19 horas, está beneficiando não só os estudantes da rede estadual, mas toda a população de Arapiraca.

O Centro conta com pista de atletismo, campo de futebol society, piscina e três ginásios no que concerne ao complexo esportivo. Nos próximos meses, receberá também uma biblioteca comunitária, salas de aula ao ar livre e um auditório para atividades educativas e culturais.

Maria Beatriz Pereira e Carlos Henrique Jordão são alunos do ensino integral da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa e estão ansiosos para começarem a usufruir do espaço. “Graças a esta piscina, muitos estudantes poderão ter aulas de natação. Nossos professores já estão com muitas ideias para aplicar aqui”, conta Maria Beatriz. “Como ficamos os dois horários na escola, ter um espaço como esse perto da escola é muito bom. Vai permitir que desenvolvamos muitas habilidades”, aposta Carlos.

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa, com Assessoria

Comentários

MAIS NO TH