Educação

Em três anos, matrículas nos cursos a distância aumentaram em todas modalidades

EAD já é uma importante ferramenta no desenvolvimento das competências do profissional contemporâneo, tema que será discutido no dia 31 de janeiro em evento fruto da parceria entre Catho e EAD Laureate 

Por Assessoria 24/01/2018 11h29
Em três anos, matrículas nos cursos a distância aumentaram em todas modalidades
Reprodução - Foto: Assessoria
A pesquisa dos profissionais brasileiros de 2017, conduzida pela Catho com mais de 5 mil entrevistados, evidenciou o crescimento de pessoas que optam por cursos EAD, se comparado a 2014. – O aumento ocorreu em todas as opções – graduação, idiomas, extensão e pós-graduação e MBA. O fato é que os dados refletem uma mudança no comportamento das pessoas que entendem cada vez mais as vantagens da modalidade. Contribuem para essa realidade também a possibilidade de estudar online, excluindo a necessidade do deslocamento físico, a qualidade significativa dos conteúdos, e o amadurecimento do mercado de trabalho que entendeu que não há demérito em um diploma EAD. Ou seja, o importante é a qualificação e fica a critério de cada profissional o modo como ele vai buscá-la.  

Cursos EAD (em %)

2014

2017

Graduação

21%

24%

Idiomas

10%

39%

Extensão / Pós-graduação

10%

38%

MBA

4%

28%

E para fomentar ainda mais a discussão sobre a educação a distância e o quanto ela pode contribuir com a carreira do profissional, Catho e o EAD Laureate promovem no dia 31 de janeiro o primeiro Encontro de Empregabilidade no Auditório CMD da FMU (Avenida Liberdade, 749, Liberdade, São Paulo). Além de saber sobre as competências essenciais do profissional do século XXI, os participantes terão mais informações a respeito de desenvolvimento de carreira por meio do Ensino a Distância (EAD) e orientações para a elaboração de um currículo atrativo para os recrutadores. “Os cursos a distância deixaram de ser apenas uma alternativa para quem não tem uma agenda tão flexível. Eles são uma realidade no mercado de trabalho e a cada ano os números mostram o crescimento e, consequentemente, a evolução desse segmento específico da educação”, afirma Cristóvão Loureiro, diretor da Catho Educação, área da Catho que tem como objetivo dar orientação especializada na escolha de cursos que promovam a evolução profissional. E é isso que o profissional busca para 2018: a qualificação. Perguntadas sobre qual a melhor maneira de evoluir na carreira, 64% das pessoas entrevistadas em pesquisa Catho realizada em dezembro de 2017, disseram que seria por meio do estudo. “O brasileiro entendeu que com a crise econômica, a demanda por profissionais qualificados aumentou. Essa é a principal maneira de elevarem as chances de uma recolocação profissional ou de uma promoção”, finaliza Loureiro. O Encontro de Empregabilidade promovido pela Catho e EAD Laureate é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site eadlaureate.com.br/encontro-empregabilidade.   Serviço O que: Encontro de Empregabilidade. Quando: dia 31 de janeiro, às 19h30. Local: FMU - Auditório CMD (Faculdade de Direito) Avenida Liberdade, 749, Liberdade, São Paulo Quanto: gratuito. Vagas limitadas. Inscrições: eadlaureate.com.br/encontro-empregabilidade. Mais informações: 0800-770-3502 (Catho).