Educação

27 de novembro de 2017 16:51

Governo cumpre meta e anuncia mais 15 escolas de ensino integral

Novidade é a ampliação da oferta da modalidade para o ensino fundamental

↑ Com medida, 50 escolas passam a ofertar ensino em tempo integral no Estado (Foto: Reprodução)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cumpriu meta e anunciou as 15 novas escolas que serão contempladas com o Programa Alagoano de Ensino Integral da Rede Pública Estadual (Palei) a partir do ano letivo 2018. Agora, serão 50 unidades, abrangendo todas as 13 Gerências Regionais de Educação (Gere) do Estado.

A novidade para 2018 será a ampliação da oferta da modalidade para o ensino fundamental, com três unidades na capital: Escola Estadual Professor Virgínio de Campos, na Ponta da Terra, e as escolas estaduais Professor Vitorino da Rocha e Teotônio Vilela, ambas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

Pioneiro na implantação do modelo nas escolas públicas de Alagoas, com a primeira experiência exitosa na sua gestão na rede municipal de Arapiraca, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, comemora os resultados.

“Quando o governador Renan Filho assumiu, não existia uma única escola em tempo integral funcionando no Estado. Em três meses de gestão, entregamos a primeira, a Marcos Antônio, no Benedito Bentes, e não paramos. Hoje são 35 e vamos iniciar o ano letivo com 50 unidades”, comemora Luciano Barbosa.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, explica que a proposta do ensino integral vai além da ampliação de jornada de estudos. “Mais do que alargar o tempo na escola, queremos levar ao nosso aluno uma formação mais ampla, voltada para a formação do indivíduo, trabalhando não só o cognitivo, mas, também, o social. Por isso, este ano, estamos inovando ao expandir esta experiência também para o ensino fundamental, pois a ideia é fazer com que este modelo avance em toda a educação básica”, explica Ricardo.

Matrícula

Assim como as demais escolas da rede pública estadual, as novas unidades ofertantes do ensino integral estarão com a pré-matrícula online aberta na primeira semana de dezembro, no período de 4 a 10 , conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 24 de novembro de 2017. O endereço para a efetuação da pré-matrícula é o site www.matriculaonline.al.gov.br

Novas unidades

Conheça as 15 novas unidades contempladas, por região e município.

1ª Gere

Maceió

Escola Estadual Professor Theonilo Gama

Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade

Escola Estadual Professor Virgínio de Campos

Marechal Deodoro

Escola Estadual Rosa Maria Paulino da Fonseca

2ª Gere

Coruripe

Escola Estadual Inácio de Carvalho

3ª Gere

Palmeira dos Índios

Escola Estadual Humberto Mendes

8ª Gere

Batalha

Escola Estadual Maria de Lourdes Santos da Silva

11ª Gere

Delmiro Gouveia

Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes

Piranhas

Escola Estadual de Xingó II – UNEX II

12ª Gere

Rio Largo

Escola Estadual Fernandina Malta

13ª Gere

Maceió

Escola Estadual Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral

Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo

Escola Estadual Drª Eunice Lemos Campos

Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha

Escola Estadual Teotônio Vilela

Fonte: Assessoria