Educação

Mais de 20 mil farão exame para certificação dos ensinos fundamental e médio

Provas serão realizadas no dia 19 deste mês, em seis polos

Por Fonte: Agência Alagoas 08/11/2017 18h58
Mais de 20 mil farão exame para certificação dos ensinos fundamental e médio
Reprodução - Foto: Assessoria

Após o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no dia 12 deste mês, os brasileiros vão se preparar para uma nova maratona de provas, desta vez as do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O exame, que será aplicado no dia 19 de novembro, substituiu o Enem como ferramenta de certificação de conclusão do ensino médio. Em Alagoas, mais de 20 mil pessoas participarão deste processo, que também contemplar a certificação para o ensino fundamental.

Nesta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta dos locais de prova para os candidatos. De acordo com o órgão, em Alagoas, a prova acontecerá em seis polos, sendo 6.133 participantes em Arapiraca; 771 em Delmiro Gouveia; 11.410 em Maceió; 430 em Porto Calvo; 1.323 em Santana do Ipanema e 713 em União dos Palmares, totalizando 20.780 candidatos.

Outra mudança no certame foi que somente as secretárias estaduais da Educação poderão realizar a certificação dos ensinos médio e fundamental. Os institutos federais só emitirão o certificado para o ensino médio.

Provas

Os testes serão realizados durante todo o dia. As unidades que sediarão o exame abrirão os portões às 8h, de acordo com o horário oficial de Brasília (7h no horário local) e fecharão os mesmos às 8h45 (7h45 no horário local). No horário matutino, o exame acontece de 9h às 13h (8h às 12h em Alagoas).

No turno da tarde, os portões ficam abertos de 14h30 às 15h15 (13h30 às 14h15 no horário local) e as provas acontecem das 15h30 às 20h30 (14h30 às 19h30 em Alagoas). Todas as mudanças foram retificadas em publicação do Diário Oficial da União (DOU), do dia 13 de setembro. Para participar da prova é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca certificação do ensino fundamental e 18 ano para o ensino médio.

Locais das provas

Na capital, as provas serão realizadas nas escolas Irene Garrido, Dr. Miguel Guedes Nogueira, Mirian Marroquim, José Silveira Camerino, Theonilo Gama, Virgínio de Campos, Maria das Graças Sá Teixeira, Rodriguez de Melo, Benedita de Castro, Noel Nutels, Eduardo da Mota Trigueiros, Alberto Torres, Maria Ivone, Mario Broad, Rosalva Pereira Viana, Campos Teixeira, Erotildes Saldanha, Sebastião da Hora, Edmilson Pontes, Manoel Simplício, Rosalvo Lôbo, Dom Otávio Barbosa Aguiar, Pedro Teixeira, Marcos Antônio, Benedito de Morais, Eduardo Mota Trigueiros, Edson Bernardes, Afrânio Lages, Maria José Loureiro, Teotônio Vilela, Margarez Lacet, Maria Salete de Gusmão, Gilvania Ataíde Cavalcante, Miguel Guedes Nogueira, Geraldo Melo, Jornalista Lafaiette Belo, Colégio Tiradentes, Tavares Bastos, Aurelina Palmeira, Alfredo Gaspar de Mendonça, José Maria Correia das Neves, Dom Pedro II, Princesa Isabel, Vitorino da Rocha, Laura Dantas, Moreira e Silva, José Correia da Silva Titara, Eunice Campos, Theotonio Brandão, Dr. Fernandes Lima, Onélia Campelo, Rosalvo Ribeiro e José Correia da Costa.

Em Arapiraca, as provas acontecem nas escolas Manoel André, Lions Club, Aurino Maciel, Adriano Jorge, José Quintela Cavalcante, Costa Rego, Pedro de França Reis, Manoel Lúcio, Senador Rui Palmeira, Izaura Antônia de Lisboa, Padre Jefferson e Arthur Ramos.

Em Santana do Ipanema,as escolas Mileno Ferreira da Silva, Padre Francisco Correia, Ormindo Barros e Laura Chagas sediam a avaliação. Já em União dos Palmares, as unidades aplicadoras do exame são as escolas Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Dr. Paulo Castro Sarmento, Dr. Jorge de Lima e Rocha Cavalcante. Nos polos de Porto Calvo e Delmiro Gouveia, as escolas ainda serão definidas.