Educação

Engenharia da Computação tem primeira mulher a concluir curso na Ufal

Defesa aconteceu na última quinta-feira, no Instituto de Computação

Por Fonte: Assessoria 26/09/2017 16h57
Engenharia da Computação tem primeira mulher a concluir curso na Ufal
Reprodução - Foto: Assessoria

Professores e alunos do Instituto de Computação (IC) se reuniram, na última quinta-feira (21), no Campus A.C. Simões, para prestigiar a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Isadora Cardoso, de 24 anos. Ela pertence à primeira turma do curso de Engenharia da Computação na Ufal. Com destaque na pesquisa da Universidade, ela se torna também a primeira mulher a concluir este curso de graduação.

Com o tema Classificação de doenças pulmonares difusas obtidas via tomografia de alta resolução, Isadora trabalhou nas possibilidades de desenvolvimento de sistemas médicos que identificam os dados tipos de patologias. Além dos colegas de curso, estiveram presentes alguns familiares da aluna, todos com a satisfação de acompanhar de perto este marco para a Universidade e para o Estado alagoano.

Para Isadora Cardoso, esta é uma conquista memorável e representa a valorização da figura feminina no campo da computação. “A área das ciências exatas carrega o estigma de ser um ambiente majoritariamente masculino. Estamos tentando quebrar esse paradigma e quando mulheres concluem pesquisas e produções neste campo, sobretudo com qualidade, a restrição vai sendo combatida”, comentou a aluna.

O orientador da estudante, professor Heitor Soares Ramos, também expressou sua satisfação relembrando as conquistas da aluna, que foi por quatro anos sua orientanda no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “A Isadora sempre esteve engajada na pesquisa e a premiação na SBPC foi reflexo da qualidade do trabalho que ela vem desenvolvendo”, disse o professor se referindo à indicação de premiação recebida após apresentação da pesquisa na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Referências próximas

Pertencente ao mesmo instituto, a pesquisadora Eliana Almeida acompanha a realidade da aluna Isadora e da turma, que se iniciou com três alunas e que agora conta com a formação da recém-aprovada estudante para representar a parcela feminina a concluir o processo. “É inquestionável a importância do papel da mulher na ciência. É uma alegria podermos formar a primeira estudante do curso de ciência da computação e é motivo de celebração ainda maior o fato de estar sendo uma mulher. Como a primeira engenheira da computação formada no Estado, digo isso com muita satisfação”, comentou.

Ainda sendo coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da Propep (Pite), Eliana Almeida figura atualmente como a representante alagoana junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Eleita para compor a diretoria da SBC em 2015, Eliana foi, na ocasião do 37º Congresso da sociedade, reconduzida ao cargo por mais dois anos (biênio 2017-2019).