Educação

Proex da Ufal leva 70 atrações e eventos culturais para Bienal do Livro

Durante os dez dias, Ufal vai apresentar à sociedade resultado de projetos de extensão

Por Fonte: Assessoria 25/09/2017 20h19
Proex da Ufal leva 70 atrações e eventos culturais para Bienal do Livro
Reprodução - Foto: Assessoria

No maior evento literário do Estado, a cultura se faz presente e a Universidade Federal de Alagoas apresentará 70 atrações artísticas, das quais 24 serão no Teatro Gustavo Leite, dentro da programação geral. Nesta 8ª edição da Bienal Internacional do Livro, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a Pró-reitoria de Extensão, por meio da Coordenação de Assuntos Culturais (CAC), preparou uma programação especial e mostrará à sociedade o resultado dos projetos de extensão, além do trabalho realizado pelos equipamentos culturais da instituição e por parceiros.

Teatro, dança, música, artes visuais, cinema/audiovisual, moda, contação de histórias, performances, rodas de conversa e shows de talentos vão estar na pauta do Teatro Gustavo Leite, das salas Ponta Verde, Ipioca, Pitanga, Tamarindo, Seriguela e Umbu e no Espaço Gogó da Ema. De acordo com o coordenador da CAC, Ivanildo Piccoli, colocar a Coordenação nesse circuito vai acompanhar o que se tem de referência mundial de bienais: sempre ter atrações artísticas. “Fui convidado, enquanto CAC, para ajudar na produção da Bienal e, daí, pensei que minha função é levar nossos produtos, no mínimo, e dar visibilidade à questão cultural que é o que nos diz respeito”, revelou.

Segundo Piccoli, o diferencial dessa edição da Bienal é que a produção cultural da Universidade vai estar na vitrine da programação. “Sem falar que os nossos parceiros – Embracanto e coro Rugas de Ouro - ex-alunos e muitos outros farão parte da nossa programação. Nosso NUP [Núcleo de Percussão] vai participar como projeto do Proinart (Duo Massayó) e com o Grupo Percufal. Primeiro priorizamos nossos projetos dos editais e, depois, dentro da nossa estrutura, abarcamos as pessoas ou atrações que estão, de alguma forma, ligadas à Universidade.

Atrações

A programação abre espaço, primeiro, para os editais da Proex e as atrações são os projetos do Programa de Iniciação Artística (Proinart), Programa de Ações Afirmativas Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri e Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext) que têm produtos culturais. “Depois queremos dar visibilidade para os nossos alunos, para reforçar a importância desses editais e dar essa visibilidade nacional, internacional, esse respaldo, na realidade, para as pesquisas desenvolvidas durante um ano de atividade. Não só para os professores, mas para os alunos que estão envolvidos nisso. Convidamos todos os participantes dos três editais da Proex para estarem presentes na Bienal. Para os que não têm atividade artística, criamos ciclos de debates, com temáticas variadas e eles vão mostrar o produto final”, completou Piccoli.

Também foi criada uma mostra de audiovisual e um momento de exposição. “Temos muitos trabalhos com imagens e vídeos e outros que resultam em banners, painéis, ou seja, resultados expositivos. Esses espaços vão abarcar todos os alunos contemplados com os nossos editais. Conseguimos uma sala de 200 lugares só para as atividades da CAC. Eu e Anna [Rodrigues, produtora cultural] vamos gerenciar. Ao todo serão dez salas e o Teatro Gustavo Leite que terão atividades levadas pela Proex, mas a sala Ponta Verde será só para as nossas atividades”, disse.

Segundo o coordenador, a ideia primeira foi dar destaque a alunos e professores, para eles terem um espaço de exposição. “Para quem não tem edital, mas tem atividades artísticas ou tem grupos e são parceiros da Ufal, a gente abarcou isso também para poder dar essa visibilidade. Há vários projetos e atividades que não fazem parte dos editais, mas que estão na programação, a exemplo dos equipamentos culturais da Ufal, como a Orquestra Sinfônica, o Corufal, a Piancoteca Universitária e o Corpo Cênico”, revelou.

Além desses projetos e dos equipamentos culturais, uma das estrelas da programação será a Orquestra Pedagógica da Ufal, criada há quase dois anos a partir do projeto de extensão Orquestra Jovem da Escola Técnica de Artes (ETA). É um laboratório onde as professoras Miran Abs e Débora Borges buscam abrir um espaço de formação musical instrumental coletiva, voltada aos alunos de Música – cursos de graduação, técnico e de extensão.

Mas também haverá o Encontro de Corais; a Mostra de Dança Tribal e outras hibridações; e o 3º Encontro Internacional de Pesquisadores em Dança Indiana e Artes Corporais do Oriente – uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Ufal, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além do Encontro de Bandas de Pífano, a apresentação da Camerata ETA/Ufal e a estreia do Corpo Cênico da Ufal.

Atrações que a CAC leva ao Teatro Gustavo Leite

30 de setembro

11h - Contação de Histórias Bichos Cantos e Encantos

1º de outubro

10h - Contação de Histórias - Contos da Taquara

- Contação de Histórias do Lar de Lá

13h - Poética da Dança Tribal (ETA/Ufal)

16h e 20h - Espetáculo teatral: A Descoberta de Um grupo Claricena

3 de outubro

10h - Apresentação da Camerata ETA/Ufal

11h - Apresentação do LP Musical

14h às 20h - Encontro de Coros 2017 [Corufal; Rugas de Ouro; Unat; Embracanto; Prisma e convidados]

4 de outubro

14h - Orquestra Pedagógica da Ufal

17h - Espetáculo de Dança Hope

18h - Espetáculo de Dança Diversidades

20h - Espetáculo de Dança com a Cia. Zambak

5 de outubro

10h – Grupo Percufal, do Núcleo de Percussão da Ufal

10h [no hall do Teatro] - Cocar de Histórias – Proinart

18h - Orquestra Sinfônica e Orquestra Pedagógica da Ufal

6 de outubro

10h às 12h Duo Massayó (Proinart)

19h - Espetáculo Teatral Édipo Rei (Proccaext)

7 de outubro

10h - Noites Brancas de Dostoyévisk - Os informaiz cia. artística

10h [no hall do Teatro] - Cocar de Histórias (Proinart)

16h30 - Espetáculo de dança Ralé

18h - Apresentação do Grupo Abi Axé Egbé (Proinart)

20h - Espetáculo de dança Retratos da nossa cor

8 de outubro

10h - Coro do Sertão (Proinart)

11h - Apresentação Coro Embracanto

19h - Apresentação do Grupo Baque Alagoano (Proinart)