Educação

Alagoas vence dois prêmios no maior congresso de comunicação da América Latina

Prêmio Expocom foi entregue a Wilmar Rabelo e Wendy Morais na 40ª edição do Intercom

12/09/2017 16h12
Alagoas vence dois prêmios no maior congresso de comunicação da América Latina
Reprodução - Foto: Assessoria

Na 40ª edição do Intercom, maior congresso de comunicação da América Latina, realizada na Universidade Positivo em Curitiba, Alagoas saiu com dois prêmios na Área de Relações Públicas. Wilmar Rabelo e sua co-autora Natália Cavalcante, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) venceram na categoria Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor com o projeto ‘Upgrade Social, sua colocação no mundo’ e Wendy Morais, também da Ufal, venceu em Projeto de assessoria de comunicação empresarial com o ‘Programa de Comunicação para a Clínica Vivacy Centro de Estética'. O evento foi realizado entre os dias 3 e 9 de setembro.

O maranhense Wilmar Rabelo, formado em relações públicas e atualmente estudante de Jornalismo, destacou que os troféus foram inéditos para o curso de comunicação da Ufal. Antes deste nacional, ele já havia vencido o Intercom regional em 2016 com ‘Riacho Doce (AL): Projeto Conexão Futuro’ na modalidade Planejamento estratégico de Relações Públicas e o Intercom regional deste ano com o mesmo Upgrade Social que o levou à disputa nacional.

Em visita ao portal Tribuna Hoje para falar sobre o projeto que levou ao seu primeiro prêmio nacional, Wilmar destacou que a vitória na modalidade também é inédita para o curso de Comunicação Social da Ufal, assim como foram suas conquistas regionais.

Sobre o ‘Upgrade Social, sua colocação no mundo’, Wilmar Rabelo disse que o projeto nasceu “com a intenção de atender as comunidades carentes de Maceió levando cultura através de uma comunicação integrada”, informou.

Vencedores do Intercom, da esquerda para a direita: Wendy Morais, Wilmar Rabelo e Natália Cavalcante (Foto: Arquivo pessoal)

O profissional de Relações Públicas disse que o desenvolvimento da ideia se dá em quatro programas. Upgrade Social, criação da Escola de Comércio e Venda Comunitária (Adescom), criação da Cooperativa Recicladora de Plástico (Cooperplastic) e ‘Futup é Mais Vida’, que é uma campanha desenvolvida para atender os filhos dos membros envolvidos nos programas em busca de diminuir a evasão escolar e afastar as crianças das drogas.

“Quero deixar aqui minhas palavras sobre o congresso que é uma vitrine de exposição dos projetos acadêmicos para serem trabalhados juntos aos governos federal, estadual e municipal e serve também de intercâmbio de cultura, conhecimento e aprendizado entre as universidades e os estudantes de todo o país. Participar desse congresso que é considerado o maior congresso de ciências de comunicação da América Latina é finalizar como dever cumprido. Fecho meu ciclo acadêmico nas relações públicas com dois regionais e um nacional sendo grato ao Estado de Alagoas e, em especial, à Universidade Federal de Alagoas e à professora doutora Manoela Callou”, relatou Wilmar Rabelo.

Próximos passos

Wilmar afirmou que os próximos objetivos são a elaboração de dois livros. Um com o projeto de 2016 sobre Riacho Doce e o Upgrade Social de 2017. Também está programada a participação de Wilmar na Bienal Internacional de Livro de Alagoas com uma explanação sobre o que é a comunicação para o desenvolvimento local.

Confira o vídeo com a premiação

A publicação abaixo mostra os vencedores em Relações Públicas no Intercom 2017.