Economia

Petróleo Brent fecha em alta mas abaixo da máxima de mais de US$70 vista na sessão

Brent ganhou 5 por cento desde o início do ano

Por Reuters 11/01/2018 20h35
Petróleo Brent fecha em alta mas abaixo da máxima de mais de US$70 vista na sessão
Reprodução - Foto: Assessoria

Os preços do petróleo retrocederam de grandes ganhos nesta quinta-feira, mas ainda conseguiram fechar em máximas de três anos, depois que o preço de referência global Brent atingiu 70 dólares por barril, em meio a sinais de aperto na oferta da commodity nos Estados Unidos.

Os futuros de petróleo Brent fecharam com alta de 0,06 dólar, a 69,26 dólares o barril, depois de atingir 70,05 reais o barril mais cedo durante a sessão, seu nível mais alto desde novembro de 2014. O fechamento do Brent ainda representa uma máxima de três anos.

O Brent ganhou 5 por cento desde o início do ano.

Os contratos de futuros dos EUA (WTI), por sua vez, fecharam a 63,80 dólares o barril, alta de 0,23 dólar, o maior nível desde dezembro de 2014.

Os preços recuaram de máximas depois de um aumento inicial que levou os preços de referência de mercado a níveis chave de resistência que produziram uma enxurrada de compras em um dia ativo no mercado.

No entanto, analistas disseram que demoraria mais de um dia para que os preços convincentemente quebrassem a barreira dos 70 dólares por barril no Brent.

O petróleo está em alta, graças a uma queda constante e pronunciada da oferta global, particularmente nos Estados Unidos, o maior consumidor do mundo.

Na quarta-feira, a Administração de Informação de Energia (AIE) dos EUA disse que os estoques de petróleo caíram em quase 5 milhões de barris para 419,5 milhões de barris na semana passada. A produção do país diminuiu quase 300 mil barris por dia, o que os analistas atribuíram ao clima mais frio do que o normal nos Estados Unidos na semana passada.