Economia

Ibovespa fecha em leve baixa com negociações sobre Previdência no centro das atenções

Giro financeiro do pregão somou 7,37 bilhões de reais, abaixo da média diária do mês até sexta-feira, de 9,59 bilhões de reais

Por Reuters 27/11/2017 19h49
Ibovespa fecha em leve baixa com negociações sobre Previdência no centro das atenções
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista fechou em leve baixa nesta segunda-feira, com alguma melhora no humor em torno das negociações para a reforma da Previdência tirando o mercado das mínimas, mas com o tom de cautela ainda no radar no início de uma semana importante para as articulações do governo.

O Ibovespa caiu 0,13 por cento, a 74.058 pontos, após ter chegado a cair 1,35 por cento na mínima. O giro financeiro do pregão somou 7,37 bilhões de reais, abaixo da média diária do mês até sexta-feira, de 9,59 bilhões de reais.

Com todas as atenções voltadas para as negociações do governo em torno da reforma da Previdência, os ânimos do mercado melhoraram após notícias de que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, será lançado candidato ao comando do PSDB com o discurso da unidade partidária. A expectativa é que Alckmin defenda a aprovação da nova versão da reforma da Previdência pela Câmara.

“Daqui até o recesso parlamentar, a movimentação (do mercado) vai totalmente guiada pelo noticiário sobre a Previdência”, disse o sócio analista da Eleven Financial Raphael Figueredo, acrescentando que os pregões podem ser marcados por forte volatilidade conforme o fluxo de notícias de Brasília.

Ainda sobre a agenda de reformas, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defendeu nesta tarde a manutenção da trajetória de reformas estruturais, independentemente de quem esteja no governo. Em relação ao texto da Previdência, Meirelles afirmou que a definição de uma idade mínima de aposentadoria, uma regra de transição e a unificação dos sistemas privado e público são pontos inegociáveis.

DESTAQUES - PETROBRAS PN caiu 1,43 por cento e PETROBRAS ON perdeu 1,39 por cento, em dia de queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

- ELETROBRAS ON cedeu 0,58 por cento e ELETROBRAS PNB recuou 1,46 por cento. No fim da semana, a empresa pediu mais prazo para privatização de suas seis distribuidoras de eletricidade que atuam no Norte e Nordeste. Segundo analistas, ainda que já fosse esperado, o movimento deve causar pressões de curto prazo.

- VALE ON recuou 1,06 por cento, em linha com os contratos futuros do minério de ferro na China.

- ECORODOVIAS ON subiu 3,52 por cento e liderou a ponta positiva do índice, em meio à visão positiva sobre corte de custos, reforçada após encontro com analistas e investidores na semana passada.

- GERDAU ON avançou 2,69 por cento, USIMINAS PNA teve alta de 2,4 por cento e CSN ON subiu 0,88 por cento, acompanhando os ganhos dos contratos futuros do aço na bolsa de Xangai.

- OI ON caiu 5,83 por cento e OI PN recuou 2,25 por cento, repercutindo a troca de comando da empresa. A Oi nomeou Eurico de Jesus Teles Neto como presidente-executivo interino após Marco Schroeder ter renunciado ao cargo na sexta-feira. Para o Credit Suisse, a saída do executivo mostra a dificuldade em achar um termo para todos os acionistas e eleva a chance de intervenção da Anatel.

- CREMER ON disparou 57,13 por cento, após a empresa de investimentos Tarpon anunciar a venda de toda a sua fatia na empresa para o grupo Mafra.