Economia

Bovespa tenta recuperação após 5 quedas, mas cena política ainda pesa

Na véspera, índice recuou pelo quinto dia seguido, a 73.796 pontos

Por Fonte: G1 28/09/2017 16h43
Bovespa tenta recuperação após 5 quedas, mas cena política ainda pesa
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista (B3) oscilava entre leves altas e baixas nesta quinta-feira (28), após cair nos cinco pregões anteriores, diante de um cenário interno mais pessimista para o avanço de reformas em meio a negociações do governo para barrar a denúncia contra o presidente Michel Temer, destaca a Reuters.

Às 13h47, o Ibovespa caía 0,49%, a 73.433 pontos.

Após uma sequência de altas que levou o Ibovespa na semana passada a fechar nos 76 mil pontos pela primeira vez na história, a bolsa iniciou um processo de ajuste e perdia nesta quinta-feira os 74 mil pontos, o que abre espaço para alguma oportunidade de compra no curto prazo, enquanto o cenário político não mostra sinais mais contundentes de melhora, lembra a agência.

"Alguma oportunidade de compra em função das fortes quedas recentes poderá ser observada ao longo do dia. Esta compra é um repique técnico, ainda sem força para retomar novas máximas históricas como vimos nas últimas semanas", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.

Desdobramentos recentes no Congresso, como a demonstração de descontentamento da bancada de deputados de Minas Gerais com o leilão de hidrelétricas da Cemig e o placar apertado da votação da medida que garantiu foro privilegiado a Moreira Franco ajudaram a aumentar os receios em relação a quanto o governo terá de ceder em suas propostas de reformas, incluindo a da Previdência, para barrar a denúncia contra Temer, ainda segundo a Reuters.

Mais cedo pesquisa CNI/Ibope indicou que a reprovação ao governo Temer subiu para 77% em setembro, ante 70% que consideravam o governo ruim ou péssimo em julho.

Ainda no campo político, a Câmara dos Deputados aprovou na véspera o texto-base da medida provisória que trata da renegociação de dívidas tributárias de empresas, o chamado Refis. No entanto a análise das emendas, que podem alterar o texto acordado com a área política do governo, deve ficar somente para a próxima semana.

Destaques

Perto do mesmo horário, Petrobras PN caía 0,4% e ON caía de 0,6%, também reagindo à aprovação do conselho de administração da petroleira do registro de oferta pública e de companhia aberta da BR Distribuidora na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Suzano PNA avançava 2,3% e Fibria ON ganhava 5,83%, liderando as altas dentro do Ibovespa. Analistas do Credit Suisse elevaram o preço-alvo para as duas empresas para R$ 22 e R$ 52, respectivamente, e afirmaram que análises sugerem que o preço da celulose na Ásia deve subir mais no quarto trimestre e permanecer mais forte do que o esperado ao longo de 2018. Na véspera, o presidente da Eldorado Brasil, José Carlos Grubisich, previu que os preços da matéria-prima do papel deverão continuar subindo nos próximos meses diante da demanda ainda forte e estoques contidos.

Vale ON caía 1,25%, em linha com o movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China nesta sessão.

Usiminas PNA perdia 4,14%, liderando as baixas do Ibovespa, enquanto CSN ON caía 2,9%. Os papéis tabém reagiam às baixas dos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China.

Véspera

Na sessão anterior, o Ibovespa caiu 0,7%, a 73.796 pontos. Foi o quinto dia seguido de queda, com o movimento de ajuste ganhando respaldo nas preocupações com a cena política. Na semana, o índice acumula queda de 2,11%. No mês e no ano, há avanço de 4,18% e 22,53%, respectivamente.