Economia

Bovespa opera em alta, após Congresso aprovar projeto de revisão da meta fiscal

Na véspera, o índice subiu 0,03%, a 72.150 pontos

Por Fonte: G1 06/09/2017 16h55
Bovespa opera em alta, após Congresso aprovar projeto de revisão da meta fiscal
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da B3 (antiga BM&FBovespa, a bolsa brasileira) opera em alta nesta quarta-feira (6), após o Congresso Nacional ter aprovado na véspera as novas metas fiscais e a proposta de criação da Taxa de Longo Prazo (TLP), de acordo com a Reuters.

Às 11h57, o Ibovespa subia 1,31%, a 73.095 pontos.

Cenário político

Na noite passada, o Senado conseguiu concluir a aprovação da TLP antes que a medida provisória perdesse sua validade, na quinta-feira. Também na noite passada, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que aumenta as metas de déficit primário do país em 2017 e 2018.

Os avanços no Legislativo somam-se ao tom otimista iniciado na véspera, com a visão de fortalecimento do governo do presidente Michel Temer, diante da chance de anulação de acordo de delação de executivos da J&F.

O bom humor entre os investidores também se sustentava na desaceleração da inflação acima do esperado, o que corrobora a expectativa pelo corte de 1 ponto percentual na taxa básica de juros na reunião do Banco Central que termina nesta quarta-feira. Em 12 meses até agosto, o IPCA teve alta de 2,46%, o menor patamar desde fevereiro de 1999, e abaixo das estimativas do mercado.

O pedido de análise feito pelo Ministério da Fazenda ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a possibilidade de o governo abrir mão do direito de veto, o chamado "golden share", sobre certas decisões estratégicas em algumas empresas que serão ou foram privatizadas, no momento em que prepara a privatização da Eletrobras, também favorecia o tom positivo do mercado, destaca a Reuters.

Destaques

Embraer liderava as altas do índice, com valorização de mais de 3%, após notícia de que o governoanalisa a possibilidade de deixar as "golden shares" em empresas que sejam ou tenham sido privatizadas. Outro fator de suporte era o pedido firme da SkyWest por 25 E-Jets, que será incluído na carteira de pedidos do terceiro trimestre e entregue em 2018, destaca a Reuters.

Petrobras PN também subia acima de 3%, em linha com o avanço dos preços do petróleo no mercado internacional.

Itaú Unibanco e Bradesco subiam acima de 2%, reforçando o viés de alta da bolsa devido ao peso desses papéis na composição do Ibovespa.

Na outra ponta, Rumo recuava mais de 5%.

JBS tinha baixa de mais de 3%, mantendo o tom negativo após cair mais de 8% na véspera, diante do pedido de abertura de investigação da delação de executivos da sua controladora J&F, o que pode levar à rescisão dos benefícios concedidos aos delatores e despertou receios de que multas maiores sejam aplicas à empresa.

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,03%, a 72.150 pontos, após bater 73.179 pontos na máxima da sessão. Foi o maior patamar intradia (durante a sessão) desde a máxima histórica em 29 de maio de 2008, de 73.920 pontos.