Economia

Seplag divulga pesquisa especial de preços para o Dia dos Pais

Em geral, produtos estão mais caros do que no ano passado; a dica é pesquisar

Por Agência Alagoas 03/08/2017 09h38
Seplag divulga pesquisa especial de preços para o Dia dos Pais
Reprodução - Foto: Assessoria

Faltando poucos dias para o tradicional Dia dos Pais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), divulgou uma pesquisa de preço de produtos e artigos que, comumente, são mais procurados nesta época do ano.

Segundo a pesquisa, é possível notar que no grupo de acessórios, exceto o item óculos masculino, que não teve variação, todos os demais tiveram altas em seus preços quando comparados com o mesmo período de 2016. A gravata, por exemplo, sofreu um aumento de 39,58%; o relógio masculino apresentou variação de 12,13%; o boné cresceu 2,54% e itens ligados à perfumaria, tiveram aumento de 0,81%.

“De modo geral, o apelo emocional estimula a demanda por artigos masculinos de vários segmentos do comércio, e o Dia dos Pais é a quarta data que mais atrai consumidores anualmente, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. É normal que alguns produtos apresentem variação”, explica o supervisor de Estudos e Análises da Seplag, Gilvan Sinésio.

O levantamento também analisou produtos eletroeletrônicos, a exemplo da máquina de cortar cabelo, cujo preço teve elevação de 56%. O barbeador elétrico, item que também é bem procurado, obteve aumento de 27,32%. No caso de celulares e tablets, foi possível notar que houve variação de 15,44% e 19,36%, respectivamente.

“Outro destaque fica para a variação percentual dos artigos esportivos, no qual os itens camisa e chuteira exibiram as elevações de preços mais significativas, com altas de 4,43% e 3,71%, respectivamente”, pontua Sinésio.

Em relação aos artigos de vestuário, é possível notar que houve variação nos shorts (53,87%), jaqueta (39,46%), camisa regata (30,25%) e nas bermudas de tecido (18,50%). Cabe destacar ainda que, no grupo de bebidas, o vinho importado teve seu valor de venda acrescido em 4,52%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Dicas

Apesar das altas, existem recomendações para os filhos que desejam economizar na hora da compra. Segundo o Gilvan Sinésio, pesquisar e procurar promoções são algumas dicas que podem ser seguidas neste momento.

“Em suma, a maioria dos itens pesquisados para o Dia dos Pais tiveram um acréscimo percentual nos preços em relação ao ano de 2016. Essa pequena elevação em alguns setores se deu, principalmente, pelo aumento da demanda e das inovações tecnológicas existentes nos dias atuais. No entanto, é possível, com a ajuda de pesquisas, encontrar preços mais em conta”, completa Sinésio.