Cooperativas

13 de junho de 2018 17:00

Adeal alerta gestores de agricultura sobre o uso de agrotóxicos

Palestra tratou principalmente da questão da devolução de embalagens vazias em ações itinerantes

↑ Adeal (Imagem: Ilustração)

Secretários municipais de Agricultura de Alagoas assistiram, esta semana, a uma palestra sobre a utilização do uso correto de produtos agrotóxicos e afins promovida pelo chefe do Núcleo de Agrotóxicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Paulo Melo.

A palestra fez parte da programação de encontro realizado no auditório da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

Na oportunidade, o técnico da Adeal fez uma abordagem sobre as campanhas de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, que são promovidas pelo órgão de defesa estadual em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (ADRAAL).

“O objetivo principal foi sensibilizar os gestores municipais para que ações itinerantes sejam realizadas nos municípios, evitando que as embalagens sejam descartadas de forma irregular, causando danos a natureza e a saúde do próprio produtor rural”, declarou Paulo Melo.

De acordo com a legislação, toda embalagem deve ser triplamente lavada e furada, sendo devolvida no estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido. “Como parte dos produtores rurais não cumprem com essa exigência, surge a necessidade das ações itinerantes de recebimento nas comunidades rurais dos municípios”, reforçou Melo.

2017

Em 2017, no segmento de agrotóxico, a ação principal foi no reforço do trabalho de conscientização junto aos produtores rurais e estabelecimentos de revenda de produtos agropecuários, quanto o uso e devolução de embalagens vazias.

Ao longo do ano, foram inspecionadas pelos técnicos da Adeal 143 lojas de revendas e 2.118 propriedades rurais e apreendidos 787 kg de produtos.

Por meio da parceria firmada com outros instituições e a ADRAAL, que promoveram a campanha Campo Limpo, foram executadas ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos e afins que retiraram do campo 4.724 embalagens.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Dorgival Junior

Comentários

MAIS NO TH