Cooperativas

24 de Abril de 2018 16:24

II Semana da Caatinga do IMA/AL tem início na próxima quinta-feira

Municípios de Maravilha e Água Branca receberão diversas ações dentre elas uma audiência pública que levará para a população a proposta da criação de nova APA alagoana

↑ O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional​ (Foto: Assessoria do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas)

Legenda Foto: O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional​

A Semana da Caatinga do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está em sua segunda edição esse ano e vem com uma programação especial. A partir da próxima quinta-feira (26) a população dos municípios de Maravilha e Água Branca poderá participar de diversas atividades como ciclos de palestras, cine ambiental, efetuar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de poder participar de audiência pública sobre a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara.

Tudo isso faz parte das comemorações do Dia Nacional da Caatinga, celebrado no próximo sábado (28). Nesse dia, acontecerá uma subida ao Morro do Craunã, onde todos também estão convidados a participar.

As atividades iniciam já nessa quinta-feira (26) com a audiência pública para discutir a criação da APA da Serra da Caiçara, que irá acontecer no município de Maravilha (Clube Caiçara) às 09h. No mesmo dia, no município de Água Branca, técnicos do setor de Gestão Florestal (Geflor) do IMA/AL estarão realizando o CAR para pequenos proprietários de terra da região.

Na sexta-feira (27) acontece um ciclo de palestras na Associação Comunitária do Tingui, município de Água Branca. Serão três palestras: a primeira será ministrada por Vinícius Peixoto, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, gestor da Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum). A palestra terá com o tema: “Resíduos sólidos: O papel da cooperativa de reciclagem no panorama da PNRS”.

Em seguida, Marcos Dubeax, graduando em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e estagiário do setor de Gestão Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA/AL, falará sobre a fauna do bioma caatinga.

A terceira e última palestra será uma apresentação de estudos sobre a macrofauna da caatinga, feita por Samara Lima, graduanda em Geografia pela UFAL, também estagiária do Gefuc do IMA/AL. As atividades do dia encerram com a apresentação do cinema ambiental para a população.

A programação segue até o sábado (28), Dia Nacional da Caatinga, com a subida ao Morro do Craunã, localizado no município de Água Branca.

Nova APA

Nesse ano de 2018 a semana da caatinga do IMA/AL está ainda mais especial pelo fato de já estar em andamento o processo de criação de uma APA dentro do bioma caatinga – a APA da Serra da Caiçara, sendo, inclusive, uma das ações da programação uma das audiências públicas para a apresentação da proposta da criação da APA.

O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional e englobando parte dos municípios da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Do total, pelo menos 70% já teve a interferência do homem e apenas 0,28% se encontra protegido em Unidades de Conservação.

A nova APA, que será localizada na mesorregião do sertão alagoano e inserida na microrregião de Santana do Ipanema, contará com uma área total de 89.904,32 hectares.

Programação

26/04

Audiência Pública para apresentação da proposta de criação da APA Serra da Caiçara – 9h

Cadastro Ambiental Rural (CAR) – 9h

27/04

Ciclo de Palestras – 8h

Cadastro Ambiental Rural (CAR) – 8h

28/04

Subida ao morro do Craunã – 7h.

Fonte: Assessoria do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas / Texto: Wanessa Santos

Comentários

MAIS NO TH