Cooperativas

2 de Março de 2018 16:06

Seagri distribui alevinos de tilápia a agricultores familiares alagoanos

Beneficiados recebem assistência técnica da Emater sobre o manejo com as tilápias e comercialização

↑ Foram distribuídos 30 mil alevinos, beneficiando famílias de Junqueiro, Flexeiras e São Luiz do Quitunde (Foto: Assessoria da Secretaria Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura)

Em mais uma etapa do Programa de Distribuição de Alevinos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), agricultores familiares de Cajueiro, Flexeiras e São Luiz do Quitunde foram contemplados com a entrega de 30 mil alevinos, da espécie tilápia.

Em Cajueiro, quinze mil alevinos foram entregues a vinte e cinco famílias de pequenos produtores rurais, representantes da Associação Valecampo e dos assentamentos Loango e Bom Destino e ainda para o povoado Serra do Mamão.

Otávio Neto, secretário municipal de Agricultura de Cajueiro, destaca que a parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, e a Prefeitura é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e também beneficia diretamente milhares de famílias de pequenos produtores rurais.

“Com essa ação de distribuição de alevinos estamos garantindo um alimento saudável e gerando uma renda extra aos agricultores familiares”, assegura Otávio Neto.

Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, que coordenou a distribuição dos alevinos nos três municípios, ressalta que o propósito do Governo é incentivar a atividade pesqueira e o consumo do pescado em todas as regiões de Alagoas.

“O povoamento dos alevinos de tilápia vem sendo feito em tanques escavados, poços e barragens dos assentamentos e de comunidades rurais”, afirma Luciano.

Glauco Yves, técnico da Emater, informa que em cada comunidade é dada toda a  assistência técnica necessária aos agricultores familiares sobre o manejo com as tilápias e também na etapa de comercialização. “O trabalho da equipe do município e da Emater visa acompanhar o manejo com as tilápias junto aos pequenos agricultores”.

Quitéria dos Santos, que trabalha com uma banca na feira de Cajueiro, foi uma das contempladas com alevinos, e afirma que vai também se dedicar com mais uma atividade no campo. “Quero, nos próximos meses, já garantir alimento na mesa e uma renda extra com a venda dos peixes”.

Em Flexeiras, os alevinos foram distribuídos com agricultores familiares do povoado Sebastião Gomes, que também fazem parte da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas, a CPLA.

No município de São Luiz do Quitunde, a entrega foi feita às famílias do povoado Riachão.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Ronaldo Lima

Comentários

MAIS NO TH