Cooperativas

25 de Janeiro de 2018 09:17

Seagri distribui 30 mil alevinos a agricultores familiares

Contemplados são famílias de assentamentos, associações e cooperativas de Maragogi, Batalha, Palestina e Jacaré dos Homens

↑ Pequenos produtores rurais dos municípios de Maragogi, Batalha, Palestina, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens foram contemplados com 30 mil alevinos da espécie tilápia (Fotos: Agência Alagoas)

Pequenos produtores rurais dos municípios de Maragogi, Batalha, Palestina, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens foram contemplados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a distribuição de 30 mil alevinos da espécie tilápia.

Durante a entrega, representantes de assentamentos, associações e cooperativas acompanharam o povoamento dos alevinos nas barragens, recebendo orientação técnica sobre densidade da água, tipos de ração e manejo pelos técnicos da Superintendência da Aquicultura da Seagri.

Antônio Júlio, 75 anos, do assentamento em Maragogi, afirma que a entrega dos alevinos passa a ser uma grande ajuda, principalmente como uma renda extra e também para o consumo próprio da família. “É sempre bom termos comida na mesa e isso fortalece todos que vivem nessa região e que precisam desse apoio do governo”.

Segundo Luciano Barros, superintendente da Aquicultura da Seagri, como a capacidade de produção de alevinos das estações de piscicultura de Rio Largo e Piranhas vem crescendo paulatinamente, a meta da atual gestão é aumentar ainda mais a distribuição de alevinos, atendendo à demanda dos pequenos produtores de todas as regiões de Alagoas.

 

 

Em Batalha, o pequeno produtor José Cícero, que reside no assentamento de Pacu, no município de Pão de Açúcar, foi receber pela primeira vez os alevinos de tilápia para povoar a barragem da sua comunidade.

“Recebi as orientações sobre o manejo e o tipo de ração que devo utilizar e vou seguir corretamente para ter uma boa produção de peixes”, afirma José Cícero, que também tem criação de caprinos.

Segundo informações dos técnicos da superintendência da Aquicultura da Seagri, os alevinos podem atingir entre cinco a seis meses o equivalente a 800 gramas. Na estação de piscicultura de Rio Largo são gerados os reservatórios que têm capacidade para 100 mil alevinos, enquanto que a estação de Xingó produz 200 mil alevinos, mensalmente.

 

 

Representantes de assentamentos, associações e cooperativas acompanharam o povoamento dos alevinos nas barragens, recebendo orientação técnica da Seagri sobre densidade da água, tipos de ração e manejo.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH