Cooperativas

20 de dezembro de 2017 16:23

Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores

Evento buscou estimular a adoção de hábitos de vida e alimentação saudável

↑ Orientação nutricional para servidores (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), a Coordenação de Saúde da Criança e a Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram na terça-feira (19), na sede do órgão, uma série de atividades nutricionais para os servidores. O evento, que busca estimular a adoção de hábitos de vida e alimentação saudável, contou com uma feira orgânica, orientação nutricional e palestras de atualização para nutricionistas da Atenção Básica do município.

Segundo Adriana Toledo de Paffer, nutricionista da GPES da SMS, a orientação nutricional é feita com estudantes de nutrição da Ufal. “Convidamos esses estudantes para fazer um trabalho de orientação com os servidores sobre os principais nutrientes dos alimentos, como escolher os alimentos corretos e a importância de cada refeição para o organismo”, afirmou.

Durante o evento, também foi lançado o curso de extensão sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição e o papel do nutricionista na Atenção Básica. “Esse curso é uma parceria da GPES e da Coordenação de Alimentação e Nutrição com a Ufal. Hoje vamos lançar essa proposta para os profissionais da atenção básica do município que desejam se especializar”, explicou Elizângela Lemos, coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS.

feiranutri2

Elizângela Lemos, coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

A primeira palestra do dia ficou por conta de Emilia Wanderley, nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Universitário (HU), que conduziu uma discussão sobre “Estratégias Nutricionais de Combate à Obesidade: Adultos”, com enfoque no trabalho da Atenção Básica.

feiranutri1

Emilia Wanderley, nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Universitário (HU) (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

“As doenças crônicas têm avançado muito. Houve um aumento de 61,8% de diabéticos e 14,2% de hipertensos. Mais da metade da população brasileira está acima do peso e 18,9% estão obesos. Só em Maceió, 55,4% da população está com excesso de peso e essa obesidade está associada geralmente a diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, distúrbios alimentares e do sono”, ressaltou Emilia Wanderley, nutricionista do HGE e do HU.

A profissional destaca ainda que para o nutricionista conseguir fazer um trabalho efetivo, é preciso enxergar o significado simbólico dos alimentos. “Os alimentos têm forte motivação social, cultural, psicológica e econômica. Não é só uma questão de satisfazer uma fome biológica, mas emocional, pois ele é fonte de prazer e satisfação. Dessa forma, é preciso encarar essa questão da alimentação de uma perspectiva maior e vendo o indivíduo como um todo”, explica Wanderley.

“Os objetivos na nutrição devem ser promover o peso corporal adequado e diminuir as complicações orgânicas advindas da obesidade, tudo isso aliado a atividades físicas e suporte psicológico, buscando uma abordagem conscientizadora, educação participativa e destaque para o bem-estar e não para a doença”, informou a nutricionista.

Também foram apresentadas palestras sobre o enfrentamento da obesidade infantil e apresentação do fluxo do Centro de Referência em Doenças Crônicas do município, que funciona no PAM Salgadinho, local para onde são encaminhados pacientes com doenças crônicas como hipertensão e diabetes com as nutricionistas da SMS Priscila Costa e Somaya Porto e Leiko Asakura, professora do curso de nutrição da Ufal.

Feira nutricional

Simultaneamente aos eventos, no pátio central da SMS, foi realizada a feira nutricional com produtos orgânicos da Cooperativa Agropecuária de Alagoas, do município de Flexeiras, que esteve pela terceira vez na SMS fazendo esse trabalho.

feiranutri4

Feira Nutricional no pátio da SMS (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

A feira trouxe produtos fresquinhos, como frutas, raízes, além de pães, bolos e geleias produzidos pelos integrantes da Cooperativa.

feiranutri5

Feira Nutricional no pátio da SMS (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

Comentários

MAIS NO TH