Cooperativas

20 de dezembro de 2017 16:23

Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores

Evento buscou estimular a adoção de hábitos de vida e alimentação saudável

feiranutri3 - Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores
↑ Orientação nutricional para servidores (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), a Coordenação de Saúde da Criança e a Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram na terça-feira (19), na sede do órgão, uma série de atividades nutricionais para os servidores. O evento, que busca estimular a adoção de hábitos de vida e alimentação saudável, contou com uma feira orgânica, orientação nutricional e palestras de atualização para nutricionistas da Atenção Básica do município.

Segundo Adriana Toledo de Paffer, nutricionista da GPES da SMS, a orientação nutricional é feita com estudantes de nutrição da Ufal. “Convidamos esses estudantes para fazer um trabalho de orientação com os servidores sobre os principais nutrientes dos alimentos, como escolher os alimentos corretos e a importância de cada refeição para o organismo”, afirmou.

Durante o evento, também foi lançado o curso de extensão sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição e o papel do nutricionista na Atenção Básica. “Esse curso é uma parceria da GPES e da Coordenação de Alimentação e Nutrição com a Ufal. Hoje vamos lançar essa proposta para os profissionais da atenção básica do município que desejam se especializar”, explicou Elizângela Lemos, coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS.

feiranutri2 - Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores

Elizângela Lemos, coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

A primeira palestra do dia ficou por conta de Emilia Wanderley, nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Universitário (HU), que conduziu uma discussão sobre “Estratégias Nutricionais de Combate à Obesidade: Adultos”, com enfoque no trabalho da Atenção Básica.

feiranutri1 - Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores

Emilia Wanderley, nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Universitário (HU) (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

“As doenças crônicas têm avançado muito. Houve um aumento de 61,8% de diabéticos e 14,2% de hipertensos. Mais da metade da população brasileira está acima do peso e 18,9% estão obesos. Só em Maceió, 55,4% da população está com excesso de peso e essa obesidade está associada geralmente a diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, distúrbios alimentares e do sono”, ressaltou Emilia Wanderley, nutricionista do HGE e do HU.

A profissional destaca ainda que para o nutricionista conseguir fazer um trabalho efetivo, é preciso enxergar o significado simbólico dos alimentos. “Os alimentos têm forte motivação social, cultural, psicológica e econômica. Não é só uma questão de satisfazer uma fome biológica, mas emocional, pois ele é fonte de prazer e satisfação. Dessa forma, é preciso encarar essa questão da alimentação de uma perspectiva maior e vendo o indivíduo como um todo”, explica Wanderley.

“Os objetivos na nutrição devem ser promover o peso corporal adequado e diminuir as complicações orgânicas advindas da obesidade, tudo isso aliado a atividades físicas e suporte psicológico, buscando uma abordagem conscientizadora, educação participativa e destaque para o bem-estar e não para a doença”, informou a nutricionista.

Também foram apresentadas palestras sobre o enfrentamento da obesidade infantil e apresentação do fluxo do Centro de Referência em Doenças Crônicas do município, que funciona no PAM Salgadinho, local para onde são encaminhados pacientes com doenças crônicas como hipertensão e diabetes com as nutricionistas da SMS Priscila Costa e Somaya Porto e Leiko Asakura, professora do curso de nutrição da Ufal.

Feira nutricional

Simultaneamente aos eventos, no pátio central da SMS, foi realizada a feira nutricional com produtos orgânicos da Cooperativa Agropecuária de Alagoas, do município de Flexeiras, que esteve pela terceira vez na SMS fazendo esse trabalho.

feiranutri4 - Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores

Feira Nutricional no pátio da SMS (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

A feira trouxe produtos fresquinhos, como frutas, raízes, além de pães, bolos e geleias produzidos pelos integrantes da Cooperativa.

feiranutri5 1024x658 - Secretaria de Saúde de Maceió promove atividades nutricionais para servidores

Feira Nutricional no pátio da SMS (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

Comentários

MAIS NO TH