Cidades

17 de Abril de 2018 08:04

Presidente da Ascoa diz que consultoria é investimento

Dawinson Calheiros também conta história da Associação

↑ Dawison Calheiros diz que atualmente a Ascoa conta com 500 associados (Foto: Arthur Melo)

O TH Entrevista desta semana recebeu o presidente da Associação dos Consultores Organizacionais do Estado de Alagoas (Ascoa), Dawison Calheiros, que explicou como a Ascoa funciona e a importância de se ter um consultor nas empresas.

A Ascoa foi fundada em 2015 e atualmente conta com mais de 500 consultores associados. Dawison explica que a associação tem livre participação.

“Somos uma associação nova no mercado, completando três anos de existência e surgimos a partir da demanda de mais de 500 consultores do estado que não tinham uma entidade representativa. A nossa finalidade é agregar os consultores do estado em prol da nossa categoria. Trabalhamos promovendo capacitação para dá maior visibilidade aos consultores”, explica Calheiros.

O presidente da Ascoa explica ainda que para ser um associado, o consultor deve comprovar que trabalha na área. “Cada consultor tem que ter artigos publicados, ter feitos consultoria em alguma empresa pública ou privada. Lembro que não existe um serviço específico. Trabalhamos com um leque. Temos consultores que fizeram consultoria para área do artesanato até empresarial, por exemplo. Aqui existe um time expressivo e intelectual de consultores”, ressalta.

Dawison Calheiros conta ainda que a associação dá maior visibilidade aos trabalhos realizados pelos consultores associados, pois existem algumas parcerias. “Abrimos mercado com as parcerias que temos, com empresas, poder público, cooperativas, usinas e outros. Trabalhamos com o valor de manter a categoria forte na prestação de serviços”, comenta.

Para o presidente da Ascoa, a empresa ou empresário que contrata o serviço de um consultor não estará perdendo recursos e sim melhorando os serviços oferecidos.

“A vantagem de se ter um consultor é importante. Consultoria é um investimento e não um gasto. Com consultor, o empresário consegue melhorar todos os setores de uma empresa. Eu trabalho com analogia do drone, ele consegue ver e ter um aspecto maior do todo. Então, o empresário está preocupado com o dia a dia da empresa, ele se preocupa com rendimento, o financeiro. E não enxerga a empresa de fora. Então, o consultor tem essas expertises de ver de fora e mostrar o que deve ser feito para melhorar a empresa. O trabalho do consultor é parecido com o do médico. Ele elabora o diagnostico e faz todo o levantamento de quem atende os clientes, o público da empresa, enfim. E a partir daí realiza o planejamento de uma melhor forma para o empresário diante de sua maior dificuldade”, explica.

Dawison Calheiros aproveitou para convidar outros consultores para serem sócios da Ascoa. E disse que os interessados devem procurar a associação através do site: www.ascoa.org.br ou das redes sociais. “Para comprovar que é consultor, ele tem que ter um atestado de capacidade técnica, obtidos na empresa que ele prestou consultoria. Além disso, a gente analisa a formação do consultor e área que ele fez consultoria. Existe o nível do grau de consultoria. Têm os que estão iniciando, os chamados consultores júnior’s, sênior’s, aqueles que já estão atuando há mais tempo e o principal, que já está no nível elevado que são os creno’s,  renomados,  com artigos acadêmicos publicados e vários serviços prestados”, explica.

 

Assista à entrevista completa:

 

Comentários

MAIS NO TH