Cooperativas

17 de Abril de 2018 10:52

Cooperativa de fisioterapeutas completa 10 anos

Profissionais da saúde vêm conquistando o mercado de trabalho na capital alagoana

↑ Ascom Sistema OCB/AL

A Cooperativa dos Fisioterapeutas de Maceió (Fisiocoop) completou 10 anos de atividades e permanece trabalhando a qualificação de seus profissionais e a ampliação da carteira de clientes em parceria com o Sistema OCB/AL*. Atualmente a empresa tem 57 cooperados prestando serviço.

As áreas de atuação englobam Fisioterapia Hospitalar, Home Care, Fisioterapia na Saúde da Mulher, do Homem e do Idoso, Fisioterapia e Ergonomia no Trabalho, Ginástica Laboral, Mat pilates, Estimulação Precoce, Doula e Acupuntura.

A superintendente da Casa do Cooperativismo, Márcia Túlia, destaca que o modelo de negócio traz inúmeras possibilidades para crescimento profissional.

“O cooperativismo em sua essência promove a união de grupos de profissionais para a conquista de espaços no mercado em equipe. São diversas personalidades pensando estrategicamente e dividindo custos operacionais. Isso tudo aliado a uma gestão transparente e que estimule a constante capacitação e responsabilidade com a comunidade traz diferenciais para a competição dentro do mercado”, explica.

Objetivando aperfeiçoar o trabalho de modo geral, a Fisiocoop tem solicitado ao Sistema OCB/AL orientações que refinem as práticas de gestão cooperativista e de aplicação do modelo pelos cooperados. A empresa está sendo acompanhada por uma consultoria de negócios e está finalizando uma capacitação em Planejamento Estratégico.

Esta formação tem a participação de diretores e cooperados. “É um grande momento para nós porque estamos buscando expandir nossa cooperativa, dando uma repaginada para obter mais sucesso. Nosso objetivo é apresentar melhorias para nossos clientes e o Sistema OCB/AL vem cumprindo seu papel, nos auxiliando e oferecendo diversas formações”, frisou a presidente da Fisiocoop, Eurocenir Pereira.

Durante o curso foram discutidos mecanismos para alcançar os objetivos estratégicos da cooperativa. Edson Sá, consultor e instrutor do Sistema OCB/AL, é o profissional que está guiando a empresa nesse processo de desenvolvimento.

“É um momento de investimento para eles. O importante dessas instrutorias ofertadas pelo Sistema OCB/AL é que são os membros das cooperativas que elaboram e colocam em prática o que é definido internamente. Nós damos a orientação técnica e os auxiliamos em todo o procedimento. O fato da solicitação partir da cooperativa reflete seu interesse em se desenvolver efetivamente dentro do mercado”, frisou o consultor empresarial, Edson Sá.

Planejamento Estratégico

É um instrumento precioso para qualquer organização e permite identificar metas e objetivos, traçando sua missão, visão e valores. É possível conhecer oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, configurando a situação atual da organização. Também é feita uma análise de mercado e clientes e, a partir desse balanço, são definidas as estratégias. A cooperativa é acompanhada no decorrer da prática para que planos de ações sejam realizados em sequência.

O presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, pontua que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das organizações de todos os portes e setores. “Um bom planejamento impulsiona na direção correta, auxilia a antecipação frente às ameaças e proporciona um diagnóstico de oportunidades e melhorias”, afirmou.

*Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

Fonte: Ascom Sistema OCB/AL

Comentários

MAIS NO TH