Cidades

13 de Março de 2018 10:52

Jorgraf promove evento sobre fake news

Diretor-administrativo da cooperativa, Flávio Peixoto explicou importância do tema

↑ Flávio Peixoto ressalta preocupação da divulgação de informações falsas que acabam comprometendo quem consome notícias (Foto: Adailson Calheiros)

O assunto do TH Entrevista desta semana é o seminário “Fake News – um ameaça real nas redes sociais” promovido pela Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit).

O diretor-administrativo da Jorgraf, Flávio Peixoto, explicou a importância de debater o tema. O evento, segundo ele, é ‘pioneiro’, pois traz para Alagoas uma discussão de nível mundial.

“Isso preocupa toda a sociedade, é um tema mundial, no mundo todo esse tema vem sendo discutido. Nas eleições americanas houve a preocupação em relação à propagação de notícias falsas. Até hoje, existe um processo de investigação acerca disso. E aí, nossa cooperativa que tem um jornal diário, a Tribuna Independente e  um portal de notícias, o Tribuna Hoje, traz de forma pioneira essa discussão para Alagoas. Para isso, traz em parceria com o Centro Universitário Tiradentes. E eu gostaria até de citar que a Unit através do reitor Dr. Dario Ascânio abraçou a ideia, achou importante e fundamental a discussão”, pontua.

“O evento acontece no dia 17 de abril e teremos a presença do advogado Messias de Souza, advogado alagoano, que trabalha em Brasília há alguns anos, especialista em direito eleitoral e o professor e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) da PUC-RS Celso Schröder, que vem fazer esse debate. O professor inclusive é representante da Fenaj no Conselho de Comunicação da Câmara que também faz esse debate. Então dessa forma nós vamos fazer a discussão e convidamos toda a sociedade, estudantes de jornalismo, de direito, profissionais do jornalismo e do direito, para que participem desse evento e venham fazer esse debate”, acrescente Flávio Peixoto.

O diretor administrativo da Jorgraf diz que também levou esse convite ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, José Carlos Malta Marques. “Ele, inclusive, nos garantiu presença no evento. Este ano é eleitoral e precisamos ter esse debate, porque a sociedade precisa se defender e combater a notícia falsa, a fake news.”

O evento traz também uma mesa de discussão formada por especialistas na área além da palestra de Josbeth Correia Macário, jornalista e professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unit.

Peixoto diz ainda que o único requisito para a entrada é um quilo de alimento não perecível, que será entregue no dia do evento. Os alimentos serão revertidos para instituições beneficentes. O seminário terá transmissão ao vivo através da TV Web Tribuna Hoje e das redes sociais da Jorgraf.

 

Íntegra da entrevista:

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Comentários

MAIS NO TH