Cidades

Escola de Samba Girassol homenageia 'Alagoanos Universais'

Nise da Silveira, Jorge de Lima e Lêdo Ivo ganham mais destaque na avenida neste sábado  

Por Ana Paula Omena com Tribuna Hoje 09/02/2018 12h20
Escola de Samba Girassol homenageia 'Alagoanos Universais'
Reprodução - Foto: Assessoria

A Escola de Samba Girassol promete levar muita alegria e samba no pé, neste sábado (10), quando desfila na rua fechada da Pajuçara, no Espaço Multieventos, a partir das 21h. Nise da Silveira, Jorge de Lima e Lêdo Ivo serão os homenageados deste ano.

Será oito alas e três alegorias, entre elas, a de mestre-sala e porta-bandeira homenageando a raposa e ninho de cobra do livro cujo autor é Lêdo Ivo; o Bloco Maluco Beleza, do Hospital Portugal Ramalho, homenageando a Nise da Silveira, também compõe a festa. Bem como, o abre-alas Girassol que não poderia faltar; a Nega Fulô faz parte do enredo; as baianas do Pontal, a comunidade e velha guarda somam-se aos 400 componentes, além da fundamental bateria.

De acordo com o Nonato Lopes, presidente da Escola, as cores: azul, amarelo, prata e preto prometem embelezar os olhos dos foliões dando um tom a mais ao colorido especial. “Vamos desfilar com muita alegria, participação, amor, garra e samba no pé. O nosso foco não é competir, mas sim se comprometer em levar o melhor da escola dentro da avenida”, ressaltou.

Ele contou que a maioria dos componentes é da zona sul de Maceió composta pelos bairros do Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Pontal da Barra e Prado. Nonato Lopes garante que o grêmio recreativo vai ‘pisar forte neste chão’.

A Girassol tem na bagagem cinco títulos sendo inclusive a campeã do ano passado, com o tema “Uma terra de beleza mil, nasce uma cidade histórica no Brasil”, em homenagem a Marechal Deodoro.

HISTÓRICO

Fundada em 1983 de uma charanga de time de futebol que só tocava samba, nasceu o Grupo Girassol. Participando de um programa de televisão, o grupo foi premiado, motivando assim a criação da Escola de Samba Girassol. Seu 1º presidente foi Edilson M. dos Santos.

O grêmio recreativo ficou parado por dois anos sem desfilar, retornando no Carnaval de 2009.

[gallery size="large" ids="61637,61635,61634" columns="4"]