Cidades

Superlua transforma o anoitecer em espetáculo na orla de Maceió

Nuvens não atrapalharam a visualização do fenômeno

Por Texto: Rívison Batista 31/01/2018 20h55
Superlua transforma o anoitecer em espetáculo na orla de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Como já diziam os versos de Lourival Passos, imortalizados na voz de Luiz Gonzaga, “quando a lua no céu adormece, Pajuçara se enfeita ainda mais; vem a brisa rezar uma prece entre as folhas dos seus coqueirais”. A poesia combinou com a noite alagoana desta quarta-feira (31). O fenômeno da superlua em Maceió fez os olhos da população voltarem-se ao céu e, para quem estava na orla na hora em que o astro surgiu, o momento ficou imperdível. O tempo ajudou e as poucas nuvens não atrapalharam a visualização do fenômeno.

O médico Laércio Tenório caminhava pelo calçadão, mas teve que parar quando visualizou a superlua surgindo no horizonte da praia de Ponta Verde. “Francamente, a última superlua me desapontou um pouco. Gosto desse jeito [apontando para o horizonte], quando está surgindo, pois aparenta que está realmente mais próxima”, afirmou o médico enquanto fazia imagens da lua com o smartphone.

O fenômeno celeste inspirou, principalmente, os casais que caminhavam pela orla maceioense. Dênis Peres e Cláudia Roberte residem em Salvador e fizeram imagens do mar banhado pela luz da lua. “A gente parou o que a gente estava fazendo para admirar. Achamos que aqui ia ser um local interessante para fazer imagens. Só acho que existe muita luminosidade [elétrica] na cidade e isso atrapalha um pouco para visualizar o céu”, comentou Dênis.

A forte luz lunar ajudou até quem estava pescando à noite na praia. “É algo muito bonito. Fica até melhor para pescar, pois é mais fácil para ver o mar. A água da praia fica mais clara”, afirmou Vandevaldo Fidélis, que pescava na orla.

As amigas Gilda Alves e Solange Feitosa caminhavam pela orla e também tiveram que parar para registrar o fenômeno. “Eu estava caminhando e não tinha como não parar quando vi essa lua. Chama muito a atenção”, afirmou, entusiasmada, Gilda.

Além da superlua, um eclipse também pôde ser observado em algumas partes do globo. O astrônomo Adriano Aubert explica que, apesar de o eclipse lunar não estar visível para o Nordeste brasileiro nesta quarta, haverá outro, ainda neste ano, que os alagoanos poderão conferir. “Será no próximo dia 27 de julho e poderá ser observado em sua totalidade, isso se as nuvens, que são bastante frequentes no mês de julho para nós aqui em Alagoas, permitirem”, disse o astrônomo.

Fotos: Adailson Calheiros