Cidades

Nutricionista dá dicas de alimentação para os foliões

Ao TH Entrevista, Islayne Nogueira diz que cardápio para Carnaval tem que ser leve

Por Tribuna Independente 30/01/2018 08h59
Nutricionista dá dicas de alimentação para os foliões
Reprodução - Foto: Assessoria

A folia de carnaval requer cuidados com a alimentação e é preciso ficar atento ao que ingerir nos dias de festa. Para falar mais sobre o assunto, o TH Entrevista desta semana recebeu a nutricionista Islayne Nogueira. No bate papo, ela passou dicas importantes para os foliões.

De acordo com a especialista, o cardápio para curtir sem estresse e não correr o risco de perder a diversão é dieta leve com o auxílio de proteínas e carboidratos. “O período do Carnaval exige cuidados porque as pessoas acabam aproveitando bastante os quatro dias e sem querer descanso. Por isso, a alimentação deve ser primordial. O ideal é tentar se alimentar bem em casa, tendo em vista que os alimentos vendidos na rua nem sempre são confiáveis”, ressalta. A nutricionista Islayne Nogueira enfatiza que geralmente os alimentos ofertados nas ruas não possuem boa higienização ou não dispõe de tanto cuidado para repassar para o consumidor de forma segura.

“Nesse período, a rotina alimentar deve ser normal como se fosse de qualquer outro dia da semana. Geralmente, o café da manhã precisa ser reforçado, já que a gente sabe que a maioria gosta de aproveitar o dia. Alimentos vendidos na rua exigem muito cuidado, repito. Deve-se observar o manuseio entre os ambulantes. Há muitos que atendem sozinhos. Então, nesse caso, o contato com o dinheiro e o produto a ser comprado são realizados pela mesma pessoa. É importante observar como é manuseado”, frisou.

ARMAZENAMENTO

O armazenamento dos alimentos é fundamental, segundo a nutricionista. O milho cozido é um dos alimentos vendidos pelos ambulantes. A atenção deve ser redobrada em decorrência do uso da água para mantê-lo quente. “A temperatura alta nem sempre significa que matou todas as bactérias onde a gente sabe que há algumas que sobrevivem a temperaturas elevadas”, observa.

Da mesma forma, Islayne Nogueira pontua o caso do gelo nas temperaturas altas. Ela diz que o vendedor deve ter cuidado no manuseio. Outro ponto chave para quem quer passar o Carnaval sem estresse é se manter hidratado e alimentado. “Geralmente, as pessoas costumam beber e esquecem-se de comer. O jejum prolongado não pode prevalecer durante o dia. É importante também intercalar a cada copo de bebida alcoólica um com água para equilibrar a hidratação”, menciona.

A hipoglicemia é uma das maiores causas de coma alcoólico, o que faz o folião perder a festa antes do tempo. Outra dica da especialista vai para as opções práticas e leves para uma boa alimentação, como, por exemplo, as barrinhas de cereais, frutas secas, castanhas, entre outros.

A famosa ressaca da Quarta-feira de Cinzas vem recheada de dor de cabeça. E algumas pessoas têm diarreia, já outras, vômitos constantes. Isso porque nos dias da folia exageraram na bebida sem se alimentar e nem se hidratar. “A dor de cabeça ocorre porque o cérebro fica desidratado e não dar conta de tanta bebida que o corpo ingeriu. Outro órgão que sofre é o fígado na tentativa de fazer uma limpeza e o metabolismo voltar a funcionar normalmente”, pontua.

Água. Muita Água, esse líquido que é insubstituível não pode ser esquecido. A nutricionista comenta acerca da falsa ilusão de beber refrigerante na intenção de ‘curar’ a ressaca. “Nada disso, Coca-Cola não é a solução para recuperar a situação. Pelo contrario, ela até piora. A água de coco é excelente para repor por conta dos hidrólitos que acabam sendo perdidos pela desidratação prolongada”, ressalta.

Os chás também são bons aliados para recompor o organismo. Ficam as dicas para brincar bastante o Carnaval com energia.