Cidades

Tribuna inaugura marco da construção de parque gráfico no Distrito Industrial

Redação inicia em novo endereço a partir desta segunda-feira no Empresarial Humberto Lobo

Por Ana Paula Omena com Tribuna Hoje 15/01/2018 12h03
Tribuna inaugura marco da construção de parque gráfico no Distrito Industrial
Reprodução - Foto: Assessoria

Após 10 anos de criação da Jorgraf – Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas, o grupo abre 2018 com novas realidades, indo de encontro com o fechamento de outros parques gráficos impressos do país. Nesta segunda-feira, dia 15, foi inaugurado o marco estrutural do futuro Parque Gráfico da Jorgraf, que com a obra já iniciada, a previsão de entrega é para ainda este ano. São 25 por 33 metros de área industrial com um pavimento no primeiro andar, onde funcionará a redação e o administrativo da Tribuna, numa área localizada no Distrito Industrial Luiz Cavalcante, na parte alta de Maceió.

A partir de hoje, o Jornal Tribuna Independente, o portal Tribuna Hoje e o mais novo produto da Cooperativa - a TV Web, também passam a funcionar num moderno espaço localizado no Empresarial Humberto Lobo, na Avenida Menino Marcelo, número 9350, nas salas 26 e 28, no bairro da Serraria, em Maceió.

[caption id="attachment_29456" align="aligncenter" width="319"] Fotos: Sandro Lima[/caption]

Para o diretor financeiro da Jorgraf, Flávio Peixoto, está é uma nova fase para o Jornal Tribuna Independente como periódico diário, e suas plataformas de mídia. “A TV Web inicia a programação com uma entrevista semanal; e paralelo a isso, a construção do Parque Gráfico em uma área que é nossa, representa um momento importante, um avanço e um divisor de águas, trazendo uma maior visibilidade”. “Estamos investindo no setor de comunicação gerando emprego e renda, movimentando a economia do Estado”, mencionou.

Segundo Flávio Peixoto, a chegada do Parque Gráfico vai ajudar a compor uma série de ações da Cooperativa. “O sentimento é marcante e nos enche de entusiasmo e alegria, não foi fácil, quando olhamos para trás diante de tantas lutas ao longo desses 10 anos, não imaginaríamos que um dia teríamos instalações próprias e condições de construir. Agora temos essa realidade concreta a partir desta construção que se inicia com todo um planejamento. Não é fácil manter um jornal impresso diário porque o custo é alto, mas estamos conseguindo vencer esta batalha”, declarou.

O desejo, para o diretor da jorgraf, é avançar ainda mais, sobretudo no que diz respeito à mídia virtual com a plataforma de internet. "As mudanças de paradigma na área de comunicação estão chegando rapidamente, e a gente precisa acompanhar, estudar e avançar nas diversas plataformas de mídia”, avaliou.

EMPENHO

O presidente da Cooperativa, Paulo Gabriel, está muito feliz com o novo momento, e frisou que nada disso seria possível sem o empenho de todos os cooperados, celetistas e colaboradores que compõe o grupo. “Sem esquecer do apoio de parceiros fundamentais, com destaque para a Prefeitura Municipal de Maceió, Governo do Estado e os mais variados clientes”.

“É um sonho se concretizando. O impresso não está morto, e somos prova real desse fato”, afirmou. “Formar um jornal não é fácil porque há uma dependência de terceiros, e nós com o Parque Gráfico fazemos a diferença”, salientou.

Para ele a construção do Parque Gráfico trará maior liberdade e empoderamento econômico. “Temos a confiança de dizer que teremos num futuro breve o nosso Parque Gráfico. E dentro de no máximo 75 dias, 50% da obra pronta”, avisou.

Paulo Gabriel fez questão de relembrar, que o sonho antigo da Cooperativa de ter um Parque Gráfico ficou mais evidente a partir de 2012. “Estávamos à procura de uma área para termos nossa liberdade, fizemos algumas tentativas, porém que não deram certo”, contou.

De acordo com o presidente da Jorgraf, a Cooperativa segue na contramão de outros parques gráficos impressos que fecharam ao longo dos últimos anos no Brasil. Atualmente seis jornais (Semeador, Tribuna do Sertão, Jornal de Arapiraca, A Hora, Diário Oficial do Municipal, O Debate, além de outros) rodam na gráfica da Tribuna e a intenção é ampliar para uma gama de produtos.

NOVOS PRODUTOS

A intenção do Parque Gráfico é acoplar outros produtos com a chegada de novas máquinas tendo uma linha de impressão de ponta, com máquinas, por exemplo, como guilhotina e plana de cinco cores. “Essa linha de impressão nos possibilitará novos projetos comportando impressões também de embalagens, livros, revistas, entre outros diversos impressos”, ressaltou.

A diretora comercial da Tribuna, Marilene Canuto, enfatizou que o ano começa com o pé direito e promete. “Estamos satisfeitos partindo para esta nova realidade, partindo para o que é nosso. São novos horizontes que se abrem, bem como, novos projetos sempre com a aceitação dos clientes. Ficamos felizes com a mudança que será boa para o empresariado e a Cooperativa, já recebemos muitas congratulações”, reforçou.