Cidades

13 de Janeiro de 2018 09:54

Prévias abrem Carnaval de Maceió

Orla de Ponta Verde será palco para foliões neste domingo, com baile aberto de Edécio Lopes e blocos de frevo

Foto: Divulgação
↑ Em Ponta Verde, com o ‘Baile Aberto, O Carnaval do Edécio Lopes’, foliões vão curtir a abertura das prévias carnavalescas neste domingo

Ao som de muito frevo, os foliões alagoanos e os turistas que estão na cidade irão curtir as tradicionais prévias de Carnaval de Maceió, que já se iniciam neste domingo (14), a partir das 11h, na orla de Ponta Verde, com o ‘Baile Aberto, O Carnaval do Edécio Lopes’ e outros blocos.

Segundo o presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, filho do homenageado, a expectativa para a abertura dos festejos é a maior possível. “Já estamos preparando uma grande festa. As prévias de Maceió acontecem desde os anos 30 e as recentes, sob a coordenação da Liga têm sido um sucesso cada vez maior. O Carnaval de Edécio Lopes é uma homenagem que todos os blocos prestam ao radialista que contribuiu muito pra os nossos carnavais. Transformou-se na abertura do Carnaval de Maceió e utiliza a estrutura montada pela Polícia Militar para o Projeto Vem Ver a Banda Tocar, inclusive a sua orquestra”, conta.

De acordo com Dinho, o Carnaval de Edécio Lopes tem o objetivo de perpetuar todo o seu trabalho para que essas novas gerações conheçam quem foi ele. “Nossa expectativa é grande, pois o Carnaval de Edécio Lopes, além de ser a abertura das prévias, carrega junto todo o sentimento que os alagoanos têm ao radialista, escritor e compositor Edécio Lopes, que apesar de ser pernambucano, adotou Alagoas como sua terra”, comenta Dinho.

A homenagem será feita com a apresentação da Banda Vulcão da Polícia Militar (PM). Em relação à segurança, os organizadores informaram que a estrutura usada já dispõe da segurança que em toda Orla é feita pela Polícia Militar todos os domingos. “O evento tem sido uma grande festa familiar sem nunca ter ocorrido nenhum problema de segurança”, ressalta Lopes.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o efetivo de policias para trabalhar nas prévias ainda está sendo definido.

Já em relação a estrutura, a  Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) informa que, após solicitação formalizada no órgão, irá disponibilizar banheiros químicos para atender os blocos que participarão das prévias carnavalescas realizadas nos dias 2, 3  e 4 de fevereiro. Sobre as prévias que ocorrerão no amanhã (14), o órgão salienta que não recebeu solicitação formal da organização do evento para disponibilização de banheiros químicos.

A Prefeitura informou ainda que até o momento, a Guarda Municipal também não recebeu nenhuma solicitação para reforçar a segurança no próximo domingo.

Festejos serão dos mais animados do Nordeste

As prévias de Carnaval de Maceió 2018 prometem ser uma das mais animadas do Nordeste.

Os festejos carnavalescos vão oferecer aos foliões a alegria dos tradicionais blocos, além dos bailes de Carnaval e do já conhecido Jaraguá Folia.

Ao todo serão 17 dias de festa e desfiles por toda Maceió. Os desfiles dos blocos já têm dias e horários estabelecidos.

A expectativa da organização é que mais de 150 foliões participem das prévias em mais de 130 blocos. Além dos festejos abertos tem os bailes fechados.

A novidade este ano é o novo percurso do Jaraguá Folia. Antes os blocos desfilavam na Rua Sá e Albuquerque, e agora, se concentraram no Muséu Théo Brandão, segue pela Praça Marcílio Dias, Avenida Cícero Toledo, Estacionamento de Jaraguá com dispersão no Misa.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o período movimenta diversos segmentos. “Nossas festas são conhecidas por sua alegria, cores e danças. São dias que a cidade fica repleta de atrações, movimenta a economia, o turismo e, principalmente, difunde a rica cultura alagoana”, disse.

O tão aguardado Jaraguá Folia agrega vários grupos já conhecidos pela população, como o bloco “Filhinhos da Mamãe” e o tradicional “No Escurinho é Mais Gostoso”, “Filhos da Pauta”, organizado por jornalistas alagoanos, que volta a desfilar nas ruas do boêmio bairro no dia 2 de fevereiro.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários