Cidades

Piscinas naturais são as grandes atrações de Paripueira

Série Destinos do Litoral Norte mostra beleza do município

Por Tribuna Independente com PClaudio Bulgarelli – Sucursal Litoral Norte 06/01/2018 16h40
Piscinas naturais são as grandes atrações de Paripueira
Reprodução - Foto: Assessoria

A primeira reportagem da série especial sobre os Destinos Turísticos do Litoral Norte, que a Tribuna Independente vai publicar semanalmente, na edição de final de semana, durante todo o verão, começa em Paripueira, o mais novo município emancipado da região e suas piscinas naturais, a segunda maior em extensão de Alagoas e a principal atração turística do primeiro município da Costa dos Corais.

As piscinas naturais, dentro da APA Costa dos Corais e do Parque Marinho Municipal, são as principais atrações do município e têm mais de seis quilômetros de extensão. A praia possui muitas piscinas naturais a 1 km da costa e as barreiras de corais, que se encontram na região do município e municípios vizinhos, são consideradas a terceira maior formação de corais do mundo.

Águas cristalinas, prática de snorkel e grande diversidade de peixes, corais e espécies marinhas são os ingredientes do passeio às piscinas naturais, que só é possível na maré baixa. O traslado é feito em lanchas e dura cerca de duas horas. A saída para o passeio é feita com receptivo local.

O maior operador das piscinas de Paripueira é o restaurante Mar & Cia, com acesso bem sinalizado da estrada. O lugar cobra um couvert artístico. Se você vai por conta própria, peça uma pulseirinha de cliente avulso aos atendentes que estão na área do estacionamento. Ela será necessária para reservar o passeio. E ao entrar, vá direto à fila da bilheteria para comprar o passeio.

As águas calmas de Paripueira trazem um clima de relaxamento total. O nome Paripueira tem origem indígena e significa “águas mansas”. Paripueira tem o típico ambiente do interior, com ótimas casas de veraneio, algumas pousadas e uma culinária de dar água na boca.

Paripueira possui uma das mais longas praias do estado de Alagoas: na maré baixa, é possível andar quilômetros mar adentro com a água pelos joelhos. São praias que estão ocupadas principalmente por pescadores e casas de veraneio ao longo do litoral do município.

A praia de Paripueira é a mais urbana da cidade. No meio entre as praias de Sonho Verde e Costa Brava, em direção ao Rio Sapucaí. Corta toda a área central, margeada por uma estrada de paralelepípedos, com muitas casas e alguns bares. Protegida pela barreira de corais, apesar de urbana é ideal para banhos e longas caminhadas.

A Praia de Sonho Verde, emoldurada por muitos coqueirais, talvez a tamanha beleza justifique o nome da praia. As águas tranquilas, onde se encontram formações de recifes de coral, excelente para banho. Tem estrutura de bares rústicos, que servem pratos típicos e a praia de Costa Brava, em direção ao Rio Sapucaí. Tem arrecifes, piscinas naturais e coqueirais.  Uma parte è deserta. Muito bonita. Ideal para longas caminhadas.

Paripueira já foi vila de pescadores e região de veraneio. Hoje é uma cidade que recebe muitos turistas ávidos por desfrutar da tranquilidade de suas praias de mar calmo e de suas piscinas naturais. E foi a expansão turística que fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antônio ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de  1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991 é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público. No mesmo uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial.