Cidades

14 de novembro de 2017 19:46 / Por: Tribuna Hoje

Secretaria busca combater violência nas escolas do Benedito Bentes

Casa da Cidadania do conjunto Carminha se mobiliza com MPE/AL e PM para evitar evasão escolar

↑ Comunidade fez uma exposição da situação de violência vivenciada nas escolas em decorrência da disputa de territórios por facções criminosas (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), com o objetivo de conter o avanço da violência nas escolas do complexo Benedito Bentes, em Maceió, convocou uma reunião com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Militar (PM/AL), para discutir ações conjuntas. A reunião aconteceu nesta terça-feira (14), na sede do MPE/AL, no bairro do Barro Duro.

Representantes da Casa da Cidadania, equipamento situado no conjunto Carminha e coordenado pela Seprev, expuseram as situações relatadas pela comunidade em relação à violência vivenciada nas escolas em decorrência da disputa de territórios por facções, que tem gerado evasão escolar. “Temos a necessidade imediata de políticas públicas permanentes e não apenas pontuais como instrumento de prevenção à violência aos adolescentes, por isso estamos nos mobilizando em rede para reverter esse problema”, explicou Fátima Remígio, coordenadora da Casa da Cidadania.

O promotor de Justiça Ubirajara Ramos solicitou da Seprev e do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar de Alagoas uma relação de instituições públicas municipais, estaduais, privadas e sociedade civil que desenvolvem projetos relacionados à prevenção da violência para desenvolver um projeto que inclua atividades anuais que possam englobar o território, diminuindo o fluxograma de violência presente nas escolas. O prazo para a entrega da relação é de 15 dias.

Participaram da reunião representantes das superintendências de Prevenção à Violência e da Criança e do Adolescente, ambas da Seprev, militares do 5º Batalhão e do Centro de Gerenciamento de Crises.

Fonte: Tribuna Hoje com Agência Alagoas