Cidades

Em parceria com a PF, Guarda Municipal forma turma de curso de tiro

Titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto, agradeceu pela parceria com a Polícia Federal

Por Fonte: Secom Maceió 28/10/2017 19h37
Em parceria com a PF, Guarda Municipal forma turma de curso de tiro
Reprodução - Foto: Assessoria

Trinta guardas municipais de Maceió concluíram na última sexta feira (27) to curso de tiro ministrado pela Polícia Federal. O encerramento foi realizado no auditório da PF, um momento histórico para a Guarda Municipal e marcado pela emoção quando o nome de cada agente era anunciado ao microfone para receber seu Certificado de Participação no Treinamento de Armamento e Tiro – Revólver. Os certificados foram entregues por três dos quatro instrutores que ministraram as aulas, os agentes da Polícia Federal Antonio Barbosa, Tulio Marcus Correia, Renato Yamada, Bruno D’anaquim e Paulo Bedran, este último coordenador do Serviço de Armamento e Tiro (SAT) da PF/AL.

Para os alunos, a realização do curso representa uma grande conquista para a categoria. “Faz 18 anos que a gente esperava por esse curso de tiro e chegou a oportunidade; é gratificante demais fazer parte dessa turma. Agora a próxima etapa é o porte de arma”, ressaltou o inspetor Geronimo da GM.

Emocionada, a subinspetora Luciana disse que havia uma expectativa pela realização do curso. “Hoje, conseguimos concluir com êxito essa primeira turma; todos os 30 estão aqui. Estou muito feliz, não foi fácil, foi uma semana puxada, mas valeu a pena e eu acredito que aqui é só o início”. afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto, agradeceu pela parceria com a Polícia Federal, por meio do superintendente, Bernardo de Torres, sua assessoria e os instrutores que contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento da segurança comunitária no município. “Esse é um marco histórico porque, a partir de hoje, a Guarda Municipal de Maceió já pode exercer suas atividades portando arma de fogo em defesa e proteção de cada cidadão desse município”, destacou. “Vamos dar continuidade para a formação de novas turmas. A partir de agora, o uso da arma faz parte da rotina da Guarda Municipal de Maceió”, defendeu o secretário.

O curso 

De acordo com a redação do Artigo 16 da Lei Federal 13.022, de agosto de 2014, “aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”. A Lei nº 13.022 dispõe sobre o Estatuto e institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o parágrafo 8º do Artigo 144 da Constituição Federal.

Realizado de 23 a 27 de outubro, o curso visa atender o parágrafo 3º da Lei Federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.

Os conteúdos teóricos foram ministrados na sede da PF; e o treinamento prático foi realizado no estande de tiro do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas (BOPE). Após as aulas, os alunos passaram por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional.

Na parte teórica, foram abordados conhecimentos referentes ao manuseio, componentes e segurança para o uso da arma de fogo. Além de conhecimentos sobre a legislação, sobrevivência, procedimentos e regras de segurança em meio urbano, prática no uso dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo. Na parte prática os agentes aprenderam sobre a postura, empunhadura, respiração, controle de gatilho, técnicas de concentração e utilização do armamento.

O objetivo geral do curso foi desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros, por meio de uso correto, seguro e eficaz da arma no desempenho de suas atividades funcionais.

O curso de tiro é composto por etapas, que compreendem o teste psicológico, os teóricos e os práticos, ou seja, a capacidade técnica. O psicoteste é necessário para atestar a capacidade psicológica do aluno. “Na GM de Maceió, 200 agentes já foram avaliados e aprovados nessa etapa e 30 deles constituíram essa primeira turma. Nossa prioridade agora é possibilitar a formação de novas turmas até que todos os GMs estejam contemplados”, ressalta o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto.