Cidades

Edital Algás Social 2017-2018 é lançado durante café da manhã

Serão distribuídos R$ 120 mil entre quatro projetos selecionados nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente e saúde em Alagoas

Por Thayanne Magalhães com Algás 20/09/2017 10h04
Edital Algás Social 2017-2018 é lançado durante café da manhã
Reprodução - Foto: Assessoria

O Edital Algás Social 2017-2018 foi lançado na manhã desta quarta-feira (20), durante um café da manhã oferecido no restaurante Bodega do Sertão, na Jatiúca, em Maceió. De acordo com o presidente  da Distribuidora de Gás de Alagoas, Arnóbio Cavalcanti, a ideia é participar da construção cultural e social do estado, democratizando o acesso ao recurso público.

“Nós financiamos projetos que já possuem um reconhecimento do seu trabalho na sociedade. Criamos uma comissão que envolve o mundo artístico, cultural e social e a própria sociedade em que seleciona os beneficiados”, explicou o presidente.

Este é o segundo Edital Algás Social. Dessa vez serão distribuídos R$ 120 mil entre quatro projetos selecionados nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente e saúde em Alagoas.

As informações sobre como participar do edital estão no site: algas.com.br/editalsocial

PROJETOS APOIADOS

Ciente de seu papel como vetor de desenvolvimento sustentável do estado de Alagoas e do claro compromisso com os princípios éticos e sociais, a Algás vem apoiando iniciativas nos campos de cultura educação, esporte, meio ambiente e saúde.

A criação da Política de Cidadania Corporativa em 2009 mostra o compromisso da distribuidora em intensificar cada vez mais o apoio a projetos e ações sociais que promovam de alguma forma esse desenvolvimento.

A Política de Cidadania Corporativa estabelece entre outras coisas que os projetos apoiados pela empresa devem identificar e incentivar o desenvolvimento de novos talentos em atividades educacionais, sociais, culturais, esportivas, ambientais e da saúde; preservar e difundir aspectos e valores culturais do estado e da região, e estimular o trabalho voluntário dos colaboradores.

INSTITUTO TERRAVIVA

O Instituto Terraviva desenvolve, desde 2000, trabalhos voltados à Assistência Técnica e Extensão rural para a agricultura familiar em todo o estado, com linhas de trabalho focadas na formulação e execução de propostas, projetos e programas nas áreas de política agrícola, segurança alimentar, geração de emprego e renda, defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

O projeto ” Promoção de práticas sustentáveis de saneamento rural” selecionado no Edital Algás social 2016-2017 tem como objetivo promover a utilização de tecnologias sociais de reuso e tratamento de águas cinza e negra oriundas das residências dos agricultores familiares do município de Arapiraca.

CASA DA AMIZADE DE PENEDO

A Casa da Amizade de Penedo tem por objetivo auxiliar na proteção à infância, na assistência social e na prestação de concursos às obras ou movimentos de amparo às necessidades individuais e coletivas mais prementes da comunidade, tem sido fortemente reconhecido ao longo dos anos. A instituição teve o projeto “Folguedos brincantes: lendas vivas” selecionado pelo edital Algás social 2016-2017. Este tem por objetivo difundir através do artesanato tradicional dentro da marca “Pontos e Contos”, o legado cultural deixado por mestres de saberes tradicionais do folclore alagoano, a saber, a imaterialidade do Guerreiro, da Marujada e das bandas de Pífano, atualmente em situação de extinção na cidade de Penedo.

ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA CIA DO CHAPÉU

A Cia do Chapéu será a organizadora do Festival de Teatro de Alagoas (FESTAL). Este é uma construção colaborativa gerida exclusivamente por artistas cênicos locais e estará na sua terceira edição. O projeto foi selecionado através do edital Algás social 2016-2017 e tem como intuito realizar uma série de 10 oficinas de teatro, dança, circo e contação de histórias e 15 espetáculos cênicos, em diferentes escolas da rede pública de ensino, destinadas prioritariamente a estudantes de baixa renda, para compor a programação da 3ª edição do Festival de Teatro de Alagoas-FESTAL.

ASSOCIAÇÃO TEATRAL NÊGA FULÔ

Em 2016 a Cia promoveu o I FESTIJAL-Festival de Teatro para a Infância e Juventude de Alagoas, com notável sucesso de público e mídia. E mantem em seu currículo várias produções teatrais e algumas premiações. A instituição foi selecionada através do edital Algás social 2016-2017 com projeto “Educação Ambiental e Consumo consciente”, o qual tem como intuito: promover uma ação de formação(sensibilização), difusão(apresentação) e avaliação (questionamentos), na linha das artes cênicas com o espetáculo “Tchuplin para salvar o ponto azul”, na etapa do sistema de educação brasileira do ensino fundamental do Estado de Alagoas.