Cidades

Egal abre cursos para estagiários, bolsistas e prestadores de serviço

Escola de Governo passou a aceitar inscrições em outras modalidades

Por Agência Alagoas 11/09/2017 08h56
Egal abre cursos para estagiários, bolsistas e prestadores de serviço
Reprodução - Foto: Assessoria

Um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) possibilitou que a Escola de Governo de Alagoas (Egal), instituição vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), abrisse vagas de cursos para estagiários, bolsistas e terceirizados que exercem atividades dentro do serviço público alagoano. Até então, os cursos eram direcionados apenas para servidores comissionados e efetivos.

“Essa é uma novidade bastante significativa para o Estado, pois poderemos capacitar ainda mais pessoas que, diariamente, trabalham com o serviço público. Com mais colaboradores capacitados, o Governo será ainda mais eficiente para a população”, salienta a superintendente da Escola de Governo, Andrea Holanda.

A decisão do procurador e coordenador do Centro de Estudos da PGE, Luís Borges do Vale, explicita que a Escola de Governo de Alagoas deve atuar no processo de capacitação dos estagiários, bolsistas e prestadores de serviços, com a condição de que os cursos estejam estritamente ligados às atividades desenvolvidas pelos colaboradores.

“É importante salientar que os cursos escolhidos por esse público devem ter total relação com o seu dia a dia de trabalho. Ou seja, é necessário que exista alguma aplicabilidade entre a área do curso escolhido e as atividades desempenhadas pelo colaborador. Todo esse processo de escolha de curso, é claro, será feito pelo RH da secretária ou órgão do interessado, com a supervisão da Egal”, ressalta Andrea Holanda.

O parecer salienta ainda que “as escolas de governos são instrumentos necessários ao aperfeiçoamento daqueles que compõem a base de execução dos serviços públicos, a fim de que a função administrativa seja exercida com maestria”.

Para o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, a novidade é bastante positiva para o Estado, já que os cursos disponíveis pela instituição têm como intuito principal aprimorar e qualificar os trabalhos executados dentro da máquina pública local.

“Além de contribuir para o fortalecimento de um novo modelo de gestão pública em Alagoas, percebemos que há um interesse dos servidores em procurar capacitações que contribuam com o desenvolvimento de suas atividades técnicas”, ressalta o secretário.

Inscrições

Atualmente, a Egal está com vagas abertas para diversos cursos. Todas as ementas e cronograma de aulas estão disponíveis no portal da instituição (www.escoladegoverno.al.gov.br). Para se inscrever em algum deles, os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://capacitacao.al.gov.br/ e seguir os procedimentos indicados no site.