Brasil

Aeroporto de Maceió e outros dez permanecem sem combustível

Balanço da Infraero divulgado ontem (26) apontou que outros cinco têm possibilidade de esgotamento

Por G1 27/05/2018 09h50
Aeroporto de Maceió e outros dez permanecem sem combustível
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao menos 11 aeroportos do Brasil estão sem combustível. Todos são da Infraero. Passageiros devem procurar a companhia aérea para confirmar os respectivos voos, informou a estatal em balanço das 9h10 deste domingo (27).

São três a menos que neste sábado (26): Recife (PE), Vitória (ES) e Petrolina (PE).

Em nota, a Infraero diz: "Os [11] aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo".

O comunicado completa: "A empresa alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino".

Aeroportos sem combustível até o momento Carajás (PA) São José dos Campos (SP) Uberlândia (MG) Ilhéus (BA) Goiânia (GO) Campina Grande (PB) Juazeiro do Norte (CE) Aracaju (SE) Maceió (AL) Joinville (SC) João Pessoa (PB) Todos são da Infraero. Passageiros devem procurar a companhia aérea para confirmar os respectivos voos.

Esses aeroportos permanecem funcionando, mas os aviões só têm autorização para pousar se tiverem combustível suficiente para seguir viagem sem necessidade de reabastecimento.

Antes sem combustível, o aeroporto de Brasília passou a receber querosene de aviação, de acordo com a Inframerica, empresa que administra o terminal, e às 18h, estava com 5% da capacidade. Confins está com combustível mínimo, segundo a concessionária BH Airport.

O combustível não chegou aos aeroportos por causa da greve dos caminhoneiros que obstruem rodovias em todo país há seis dias. Nesta sexta-feira (25), o presidente Michel Temer determinou o emprego de forças federais para desobstruir as rodovias. As empresas de combustível cobraram neste sábado (26) a atuação das forças de segurança para retomar o abastecimento normal.   Desabastecimento Ainda na noite desta sexta foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o decreto do governo federal que autoriza o uso das Forças Armadas em todo o território nacional, para desobstrução de vias públicas federais. Logo após a assinatura do decreto, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, afirmou que a prioridade das Forças Armadas nas ações relacionadas à greve dos caminhoneiros serão as refinarias e os aeroportos.