Brasil

Jovem tem AVC após ser picada por cobra em Mato Grosso

Catiani Maria Neves Anjos está internada há oito dias no Hospital Regional de Rondonópolis

Por Texto: Lidiane Moraes com G1 23/12/2017 19h51
Jovem tem AVC após ser picada por cobra em Mato Grosso
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma jovem de 25 anos está internada há oito dias no Hospital Regional de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, depois de ter sido picada por uma cobra, da espécie jararaca. Catiani Maria Neves Anjos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e está se recuperando, segundo o marido dela, Dionízio Anjos.

Catiani foi picada no quintal da casa dela, em uma fazenda localizada no município de Primavera do Leste, a 239 km da capital.

O marido de Catiani matou o animal e o levou ao hospital, junto com a paciente, para os médicos identificarem a espécie, o que ajuda no tratamento.

"Ela saiu de casa para trabalhar na cantina da fazenda, quando foi picada pela cobra. Ela gritou e eu fui correndo com um rodo porque já sabia o que poderia ter sido. Consegui encontrar o animal, o matei e procuramos ajuda médica", contou.

Eles foram primeiro em um hospital particular de Primavera do Leste em busca de atendimento, mas foram informados que a medicação só é disponibilizada pela rede pública de saúde e então foram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, na unidade não tinha soro antiofídico.

Por causa disso, ela foi encaminhada para Rondonópolis. Durante o trajeto, na ambulância, Catiani começou a ter reações. "Saía sangue pelos poros e unhas dela", afirmou o marido.

Ao chegar no Hospital Regional de Rondonópolis, ela tomou medicação e sofreu AVC, em seguida. Ela recebeu transfusão de sangue, foi submetida a uma cirurgia para a contenção de uma hemorragia na cabeça, e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesta sexta-feira (22), ela deixou a UTI e está na enfermaria da unidade de saúde. Segundo o marido de Catiani, os médicos disseram que ela não deve ficar com sequelas.