Brasil

Dois macacos são encontrados mortos em Guarulhos e vacinação contra febre amarela é intensificada

Técnicos investigam causa das mortes; Prefeitura pede que pessoas que vão à região se vacinem 10 dias antes

Por G1 12/12/2017 10h43
Dois macacos são encontrados mortos em Guarulhos e vacinação contra febre amarela é intensificada
Reprodução - Foto: Assessoria

Dois macacos foram encontrados mortos em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta semana. Um dos macacos foi localizado na região do Cabuçu e, outro, no Parque Estadual da Cantareira. Ainda não há informação sobre as causas das mortes.

Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses foram aos locais coletar material para análise. A vacinação contra a febre amarela foi intensificada em toda a região.

A Prefeitura de Guarulhos recomenda que os moradores procurem unidades básicas de saúde (UBS) para se vacinar.

A Secretaria da Saúde lembra que as pessoas que pretendem passar as festas de fim de ano na casa de parentes nas regiões próximas também devem se preparar e se vacinar com dez dias de antecedência - que é o prazo para a vacina fazer efeito.

Outros casos

O Instituto Adolfo Lutz confirmou que Guarulhos, na Grande São Paulo, teve o primeiro macaco morto por febre amarela no dia 9 de dezembro. O animal foi encontrado em um pesqueiro na estrada dos Veigas, no bairro do Marmelo, dia 28 de novembro.

Após a confirmação da morte causada pela doença, a Secretaria da Saúde do município informou que “deslocou uma equipe de profissionais para vacinar as pessoas que trabalham no pesqueiro e seus frequentadores”.

A pasta disse ainda que ”a orientação é para nunca mexer no animal nem tirá-lo do local encontrado. É importante destacar que ele não transmite a febre amarela, mas é apenas uma vítima do vírus”.

Vacinação

Para os moradores da região do Marmelo, a UBS mais próxima que oferece as doses contra a febre amarela é a Bananal, que fica na rua Martinica nº 220.

Já os freqüentadores do Pesqueiro, podem procurar qualquer uma das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão imunizando contra a doença: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.